2025
Promover a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, oferecendo atendimento fisioterapêutico com recursos como o pilates, piscina terapêutica, etc. Capacitar os alunos do curso de Fisioterapia para atuar de forma holística, integrando conhecimentos técnicos com ações de educação em saúde e produção de materiais de apoio. Fortalecer o vínculo entre o meio acadêmico e a comunidade, transformando o conhecimento científico em benefícios práticos para a população.
A carga horária prática da disciplina 'Vivências Clínicas II', embora fundamental, é insuficiente para expor os alunos do 8º período à amplitude e complexidade total dos casos clínicos. Há uma demanda não atendida por maior tempo de contato com o paciente e de supervisão clínica que promova a segurança, autonomia e a capacidade de tomada de decisão complexa do futuro fisioterapeuta, elementos cruciais para a excelência profissional. Constatou-se uma fragilidade no processo de continuidade do cuidado e na adesão dos pacientes aos programas de recuperação, muitas vezes devido à falta de materiais educativos claros, personalizados e de ferramentas de acompanhamento moderno. O modelo tradicional de atendimento demonstra-se limitado em sua capacidade de empoderar o paciente com conhecimento e tecnologia para gerenciar sua própria saúde fora do ambiente clínico, resultando em recuperações mais lentas ou incompletas.
As atividades do projeto serão divididas em duas frentes principais: Prestação de Serviço: Os atendimentos de fisioterapia serão realizados na Clínica Escola de Fisioterapia, com base em planos terapêuticos individualizados. Educação em Saúde: Os alunos irão desenvolver e aplicar ações educativas, que podem ser realizadas de forma individual (durante a sessão) ou coletiva (em grupos de pacientes com disfunções semelhantes). As ações educativas terão como base os indicadores de saúde aplicados na avaliação inicial, identificando as necessidades e dificuldades dos pacientes. A equipe do projeto, com a orientação dos professores, irá criar materiais de apoio (como manuais de exercícios, vídeos explicativos, guias de postura) e explorar o uso de aplicativos de acompanhamento, tornando o processo de recuperação mais interativo e participativo. Após cada ação, os alunos farão uma breve avaliação da compreensão dos pacientes sobre o conteúdo, garantindo a eficácia da comunicação.

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário
CEP: 13607-339
Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233
Residencial Furlan
CEP: 13451-900