AÇÕES DE EXTENSÃO
PROJETO UNIDUNI PREVENÇÃO - CURSO DE ODONTOLOGIA 1º SEMESTRE DE 2025
Ano 2025
Período 10/02/2025 a 20/06/2025
Periodicidade SEMESTRAL
Tipo da ação EVENTOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Desenvolver nos graduandos de Odontologia a habilidade de realizar inquéritos populacionais em saúde bucal e diagnósticos situacionais, aplicando ações de prevenção e promoção em saúde. Identificar e acompanhar o perfil epidemiológico em saúde bucal de crianças, jovens e adultos participantes do Programa Uni Duni Tê, Sorria!, promovendo conscientização, prevenção e cuidados básicos.

Ações realizadas

Planejamento e contato com escolas públicas parceiras do programa. Envio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) aos responsáveis. Treinamento e capacitação dos graduandos participantes. Realização de levantamentos epidemiológicos em saúde bucal: Placa bacteriana (índice IHOS). Cárie dentária (ceo-d e CPO-d). Ações de prevenção e promoção, como escovação assistida e entrega de kits de higiene bucal.

Análise

Necessidade de compreender o perfil epidemiológico da população estudantil em escolas públicas de Araras-SP, identificando condições bucais como cárie, placa bacteriana e má oclusão. Demanda de integrar a formação acadêmica com a realidade social, estimulando a promoção e prevenção em saúde bucal como prática extensionista. Contribuir com dados relevantes para a comunidade, escolas e responsáveis, fortalecendo a responsabilidade social da FHO.

Resultado

Identificação do perfil epidemiológico em saúde bucal da população atendida. Conscientização de crianças, jovens sobre a importância da prevenção. Melhoria dos hábitos de higiene bucal e promoção da saúde coletiva. Integração entre universidade e comunidade, reforçando a atuação social da FHO. Formação prática dos graduandos, alinhada às competências de promoção e prevenção em saúde.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

4 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Jean Carlos Baioni
  • Lenita Marangoni Lopes
  • Patricia Rafaela dos Santos

Discentes

70 discentes envolvidos
  • Alicia Martins Dos Santos
  • Alisson Ferreira Pessoa
  • Amanda Barroso De Carvalho Laudares Silva
  • Amanda Eduarda Dias
  • Amanda Yasmin Batalha Barreto
  • Ana Beatriz Ramos Jardim Crochiquia
  • Ana Julia De Barros Cerri
  • Beatriz Gimenes Chiodi
  • Beatriz Gonçalves Magno
  • Beatriz Moretti
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Foto 2 da ação de extensão
Foto 3 da ação de extensão
Foto 4 da ação de extensão
Foto 5 da ação de extensão
Foto 6 da ação de extensão
Foto 7 da ação de extensão
Foto 8 da ação de extensão
Foto 9 da ação de extensão
Foto 10 da ação de extensão
Foto 11 da ação de extensão
Foto 12 da ação de extensão
Foto 13 da ação de extensão
Foto 14 da ação de extensão
Foto 15 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade