AÇÕES DE EXTENSÃO PROJETO RESSHIGNIFICAR - 1º SEMESTRE DE 2025
Ano
2025
Objetivo
Este projeto tem como objetivo oferecer atendimentos gratuitos de Shiatsu aos munícipes da cidade de Araras, proporcionando cuidado, conforto e bem-estar a toda a população. O Shiatsu é uma técnica de massagem que utiliza a pressão dos polegares, dedos e palmas das mãos em pontos específicos do corpo, chamados meridianos. Esta técnica ajuda a estabilizar e corrigir disfunções internas, promovendo a harmonia entre corpo e mente.
Análise
O projeto tem como propósito proporcionar aos alunos uma vivência humanizada, sensibilizando-os diante das questões socioeconômicas que impactam a sociedade. Além disso, busca retribuir a oportunidade de aprendizado por meio de ações que incentivem transformações no pensamento e no comportamento social. A ação também responde à necessidade de promover o bem-estar físico e emocional da população de Araras, oferecendo atendimentos gratuitos de Shiatsu como uma alternativa acessível e integrativa de cuidado à saúde.
Ações
Os atendimentos gratuitos de Shiatsu foram realizados pelos alunos do 5º e 7º período nas dependências da instituição, proporcionando vivência prática e contribuindo para sua formação profissional. Para a certificação das 40 horas do projeto de extensão, os alunos participaram de reunião presencial nos dias 18 e 19 de fevereiro, com orientações detalhadas sobre as atividades, além da participação obrigatória no plantão de dúvidas. Cada turma realizou três atendimentos, com datas previamente estabelecidas: o 5º período às quintas-feiras e o 7º período às sextas-feiras, sempre às 19h30, com duração de 1h15. Cada sessão incluía avaliação prévia, escuta sobre o estado emocional e aplicação da técnica completa de Shiatsu, com foco no equilíbrio dos meridianos. Para apoiar as alunas com dúvidas técnicas, foi oferecido um plantão prático. As atividades aconteceram nas seguintes datas: para o 5º período ¿ 24 de abril (plantão), 8, 15 e 22 de maio (atendimentos); e para o 7º período ¿ 21 de março (plantão), 4, 16 de abril e 30 de maio (atendimentos). Durante os atendimentos, a assinatura do professor responsável era obrigatória nas fichas de presença, assim como a aplicação de uma pesquisa de satisfação com os clientes, visando avaliar a experiência e a qualidade do serviço prestado. Por fim, os alunos elaboraram o "Relatório Projeto de Extensão ¿ 1º semestre", com entrega até 6 de junho. As ações possibilitaram a integração entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que promoveram cuidado gratuito e acessível à comunidade de Araras.
Dados gerais
Responsável: CRISTINA DA CRUZ FRANCHINI -P0168
E-mail do responsável: Os atendimentos gratuitos de Shiatsu foram realizados pelos alunos do 5º e 7º período nas dependências da instituição, proporcionando vivência prática e contribuindo para sua formação profissional. Para a certificação das 40 horas do projeto de extensão, os alunos participaram de reunião presencial nos dias 18 e 19 de fevereiro, com orientações detalhadas sobre as atividades, além da participação obrigatória no plantão de dúvidas. Cada turma realizou três atendimentos, com datas previamente estabelecidas: o 5º período às quintas-feiras e o 7º período às sextas-feiras, sempre às 19h30, com duração de 1h15. Cada sessão incluía avaliação prévia, escuta sobre o estado emocional e aplicação da técnica completa de Shiatsu, com foco no equilíbrio dos meridianos. Para apoiar as alunas com dúvidas técnicas, foi oferecido um plantão prático. As atividades aconteceram nas seguintes datas: para o 5º período ¿ 24 de abril (plantão), 8, 15 e 22 de maio (atendimentos); e para o 7º período ¿ 21 de março (plantão), 4, 16 de abril e 30 de maio (atendimentos). Durante os atendimentos, a assinatura do professor responsável era obrigatória nas fichas de presença, assim como a aplicação de uma pesquisa de satisfação com os clientes, visando avaliar a experiência e a qualidade do serviço prestado. Por fim, os alunos elaboraram o "Relatório Projeto de Extensão ¿ 1º semestre", com entrega até 6 de junho. As ações possibilitaram a integração entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que promoveram cuidado gratuito e acessível à comunidade de Araras.