AÇÕES DE EXTENSÃO PROJETO DE EXTENSÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR
Ano
2025
Objetivo
O objetivo principal deste projeto de extensão foi proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar a educação em saúde para o público portador de dor crônica, com intuito de desmistificar a dor crônica para a comunidade, aplicando os princípios da neurociência da dor para promover uma compreensão mais aprofundada sobre sua natureza complexa e multifatorial. Buscou-se capacitar os participantes com estratégias de autogestão da dor baseadas em evidências, visando a melhora da qualidade de vida e a redução do impacto biopsicossocial da dor.
Análise
A percepção comum da dor, frequentemente restrita ao aspecto puramente físico, negligencia a complexidade de seus mecanismos neurobiológicos e psicossociais. Observou-se uma lacuna no conhecimento da população em geral sobre a neurociência da dor, o que muitas vezes resulta em estratégias de enfrentamento ineficazes e na perpetuação do sofrimento. A necessidade de empoderar os indivíduos com informações precisas e atualizadas sobre a dor crônica, com base nas últimas evidências da neurociência, foi o principal motivador para a criação deste projeto, o que impacta na superlotação de serviços públicos de saúde, sendo uma questão de gestão pública pelo grande afastamento de trabalho, auto medicação e filas de atendimento em saúde.
Ações
O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2025, com a participação de 50 alunos do curso de Fisioterapia da FHO. As atividades foram divididas nas seguintes etapas:
¿ Etapa 1: Capacitação dos alunos: Sensibilização sobre o tema e abordagem dos tópicos avançados de neurociência da dor, incluindo sensibilização central, dor neuropática, modulação da dor e fatores psicossociais, por meio de exposição do professor.
¿ Etapa 2: Elaboração de Material Educacional: Desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis pelo alunos, como cartilhas informativas, apresentações visuais e vídeos curtos, utilizando linguagem simplificada para o público leigo.
¿ Etapa 3: Aplicação: Os alunos foram divididos em 9 grupos e realizando cada um em local escolhido por eles. Desenvolveram a pesquisa sobre o tema, escolheram o método para levantar os indicadores, o material para aplicação da educação, e relatório das atividades. As atividades incluíram dinâmicas de grupo, demonstração de exercícios simples e sessões de perguntas e respostas.
¿ Etapa 4: Avaliação e Feedback: Aplicação de questionários pré e pós-intervenção para avaliar o nível de conhecimento dos participantes sobre a dor e a eficácia das informações transmitidas. Coleta de feedback qualitativo por meio de depoimentos. E Aplicação de escalas específicas como a Cinesiofobia, Catastrofização da Dor e EVA (Escala Visual Analógica).
Dados gerais
Responsável: KEROLEN KRISTINE BUGLIO -P4638
E-mail do responsável: O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2025, com a participação de 50 alunos do curso de Fisioterapia da FHO. As atividades foram divididas nas seguintes etapas:
¿ Etapa 1: Capacitação dos alunos: Sensibilização sobre o tema e abordagem dos tópicos avançados de neurociência da dor, incluindo sensibilização central, dor neuropática, modulação da dor e fatores psicossociais, por meio de exposição do professor.
¿ Etapa 2: Elaboração de Material Educacional: Desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis pelo alunos, como cartilhas informativas, apresentações visuais e vídeos curtos, utilizando linguagem simplificada para o público leigo.
¿ Etapa 3: Aplicação: Os alunos foram divididos em 9 grupos e realizando cada um em local escolhido por eles. Desenvolveram a pesquisa sobre o tema, escolheram o método para levantar os indicadores, o material para aplicação da educação, e relatório das atividades. As atividades incluíram dinâmicas de grupo, demonstração de exercícios simples e sessões de perguntas e respostas.
¿ Etapa 4: Avaliação e Feedback: Aplicação de questionários pré e pós-intervenção para avaliar o nível de conhecimento dos participantes sobre a dor e a eficácia das informações transmitidas. Coleta de feedback qualitativo por meio de depoimentos. E Aplicação de escalas específicas como a Cinesiofobia, Catastrofização da Dor e EVA (Escala Visual Analógica).