2025
A prática visa a aplicação de conceitos de trigonometria para os alunos por meio da criação de um astrolábio, um instrumento histórico utilizado para medir a altura dos astros e determinar posições geográficas.
O ensino de ciências exatas frequentemente enfrenta desafios relacionados à abstração dos conceitos. Além de reforçar o conhecimento teórico, a prática lúdica da matemática mostrou aos estudantes a aplicabilidade concreta da trigonometria no cotidiano, despertando o interesse pelas ciências exatas e pela inovação tecnológica. Iniciativas como essa, evidenciam o papel transformador da educação, proporcionando aos estudantes novas perspectivas e experiências enriquecedoras que vão além da sala de aula.
O projeto foi estruturado em três etapas principais: 1. Realização da Oficina ¿ Foi apresentado para os alunos os conceitos de trigonometria e formas de construção do astrolábio. 2. Construção do Astrolábio ¿ Com o auxílio dos alunos dos cursos de Engenharia da FHO na construção do astrolábio, cada aluno da escola pode confeccionar seu instrumento de coleta de dados e coletar as informações em campo. 3. Coleta de Dados ¿ Coleta de dados no pátio da escola.
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