AÇÕES DE EXTENSÃO
PRÁTICA PSICOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES: CLÍNICA E FENOMENOLOGIA

Ano

2024

Objetivo

Identificar demandas e necessidades de intervenção do psicólogo no contexto da saúde pública; Planejar intervenção individual, territorial, grupal e/ou comunitária a partir das necessidades levantadas; Realizar atenção psicológica voltada a pessoas de diversas faixas etárias e contextos socioculturais; Elaborar comunicações científicas que discutam publicamente o desenvolvimento dos processos realizados; Realizar acolhimento e escuta às experiências das pessoas atendidas; Articular rede de cuidado à saúde; Aprofundar a compreensão fenomenológica acerca das práticas em psicologia.

Análise

Dada a ênfase do curso em discutir a formação em diálogo com as políticas públicas de saúde e educação, entende-se que a inserção de discentes no campo da saúde pública é fundamental para garantir coesão ao Projeto Pedagógico e, além disso, contribuir para a construção do SUS e do direito à saúde. Por essa via, a parceria com o Município de Araras reforça o compromisso da FHO em contribuir com o desenvolvimento local e devolver à sociedade bens e serviços.

Ações

- Realizar visita domiciliar; - Acolhimento em saúde; - Articulação de rede de atenção psicossocial quando necessário; - Atividades de formação continuada com a equipe de saúde e outros profissionais que atuem no território; - Realizar atendimentos na unidade de Atenção Básica de Saúde; - Desenvolver projetos na comunidade (atividades de promoção, prevenção e recuperação de saúde); - Participar de trabalho em equipe, tanto com profissionais de psicologia, quanto de outras áreas; - Elaborar relatórios e comunicações científicas que discutam publicamente o desenvolvimento dos processos realizado

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade