AÇÕES DE EXTENSÃO
ENGENHARIAS FHO - SESI LEME - SIMULAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS COM O SOFTWARE FLEXSIM
Ano 2024
Período 01/11/2024 a 21/11/2024
Periodicidade OUTROS
Tipo da ação EVENTOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

O objetivo da atividade foi proporcionar aos visitantes uma experiência prática na utilização do software FlexSim para simular processos de produção em ambiente de fábrica. A simulação permitiu que os visitantes visualizassem, analisassem e otimizassem o fluxo de trabalho, identificando gargalos e aplicando melhorias nas operações. A atividade visou uma breve noção para lidar com desafios reais de produção e gestão industrial.

Ações realizadas

Os visitantes foram introduzidos ao software FlexSim, aprendendo suas funcionalidades para simular processos industriais. Em seguida, configuraram cenários de produção, inserindo dados sobre tempo de operação, movimentação de materiais e alocação de recursos, criando layouts de fábrica. Após rodarem as simulações, analisaram os resultados para identificar gargalos e ociosidade, propondo mudanças para otimizar o fluxo de trabalho. A atividade proporcionou uma experiência prática na análise e melhoria de processos produtivos.

Análise

A ação foi motivada pela necessidade de oferecer aos visitantes da Feira das Profissões uma oportunidade de aplicar, em ambiente simulado, os conceitos teóricos do curso de Engenharia de Produção, como otimização de processos, análise de capacidade produtiva, gestão de fluxo de trabalho e identificação de gargalos. A simulação com o FlexSim é uma ferramenta poderosa para demonstrar, de forma prática e visual, o impacto de diferentes configurações e estratégias de gestão em uma fábrica, preparando os futuros ingressos da engenharia de produção para enfrentar desafios semelhantes no mundo real.

Resultado

Os alunos puderam aplicar os conceitos de simulação de sistema produtivos com a utilização do software FlexSim otimizando o fluxo de trabalho, identificando gargalos e aplicando melhorias nas operações.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

6 docentes envolvidos
  • Carlos Miranda Awano
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Elen Daniele Paulino
  • Gabriel Fernando de Carvalho Pasquinelli
  • Lucas Antonio Risso
  • William Douglas Paes Coelho

Discentes

1 discente envolvido
  • Leônidas Leividy De Oliveira Machado
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade