AÇÕES DE EXTENSÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 20ª FEIRA DE PROFISSÕES - ENGENHARIA DE QUALIDADE, ORGANIZACIONAL E ENGENHARIA DE PROCESSOS E PRODUÇÃO
Ano 2024
Período 02/09/2024 a 26/09/2024
Periodicidade OUTROS
Tipo da ação EVENTOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

O objetivo das oficinas foi proporcionar aos participantes uma visão prática sobre a aplicação da Engenharia de Qualidade, Engenharia Organizacional e Engenharia de Processos e Produção. As atividades abordaram três áreas chave: a metodologia 5S, gestão de pessoas e trabalho em equipe, além da gestão de operações na montagem de um produto lego.

Ações realizadas

Três oficinas práticas foram realizadas, focadas em Engenharia de Qualidade, Organizacional e de Processos. Na Oficina de 5S, os participantes aplicaram os cinco pilares para organizar um ambiente de trabalho. A Oficina de Gestão de Pessoas promoveu o trabalho em equipe, desenvolvendo habilidades de comunicação e liderança. Na Oficina de Gestão de Operações, os participantes simularam uma linha de produção de legos, aprimorando processos para aumentar a eficiência e a qualidade do produto final visando qualidade e tempo de produção.

Análise

A ação foi motivada pela necessidade de integrar conceitos teóricos da Engenharia de Qualidade, Engenharia Organizacional e Engenharia de Processos e Produção com a prática, proporcionando aos visitantes uma experiência realista e interativa. O objetivo foi desenvolver habilidades essenciais para o ambiente industrial, como organização, gestão de pessoas e otimização de operações. A simulação de uma linha de montagem de legos visou demonstrar, de forma prática, como a aplicação desses conceitos impacta diretamente na produtividade, qualidade e eficiência do trabalho em equipe e dos processos.

Resultado

A 20ª Feira das Profissões da FHO recebeu mais de 14.000 visitantes e proporcionou grande visibilidade ao curso de Engenharia de Produção. O estande atraiu futuros alunos, reforçando a relevância do curso e promovendo maior engajamento da comunidade. Os alunos aprimoraram suas habilidades de comunicação ao apresentar o curso e interagir com o público. Além disso, a abordagem prática ofereceu aos visitantes uma visão clara das demandas do mercado e a importância de uma formação alinhada às necessidades industriais.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

6 docentes envolvidos
  • Amanda Prina de Oliveira
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Elen Daniele Paulino
  • Gabriel Fernando de Carvalho Pasquinelli
  • Lucas Antonio Risso
  • William Douglas Paes Coelho

Discentes

8 discentes envolvidos
  • Bruna Dos Santos Buarque
  • Gabriel Henrique Costa
  • Isabelly Karolina Souza De Oliveira
  • Leandro Dizaró De Carvalho
  • Luis Fernando Querubim
  • Matheus Vieira De Oliveira
  • Tais Cardoso Ribeiro Silva
  • Victor Barreto Almeida Da Silva
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Foto 2 da ação de extensão
Foto 3 da ação de extensão
Foto 4 da ação de extensão
Foto 5 da ação de extensão
Foto 6 da ação de extensão
Foto 7 da ação de extensão
Foto 8 da ação de extensão
Foto 9 da ação de extensão
Foto 10 da ação de extensão
Foto 11 da ação de extensão
Foto 12 da ação de extensão
Foto 13 da ação de extensão
Foto 14 da ação de extensão
Foto 15 da ação de extensão
Foto 16 da ação de extensão
Foto 17 da ação de extensão
Foto 18 da ação de extensão
Foto 19 da ação de extensão
Foto 20 da ação de extensão
Foto 21 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade