Informações do projeto
Objetivo
Analisar se os pacientes amputados possuem próteses ou outros dispositivos de locomoção e se estes estão adequados permitindo a maior independência possível.
Ações realizadas
Os pacientes que necessitam de próteses ou outros dispositivos, são preparados no estágio de Reabilitação do paciente amputado e pé diabético, enquanto este grupo de extensão, realiza o acompanhamento da prescrição, dos pedidos e realiza discussões e orientações com os alunos, pacientes e familiares.
Os pacientes respondem a um questionário a respeito da amputação e uso ou não das próteses e dispositivos, criando os indicadores de qualidade.
Os resultados desta análise baseam as ações de extensão como necessidade de orientação ao serviço públicom com elaboração de relatórios e orientações.
Análise
O publico que possui pé diabético ou sofreu uma amputação precisa ser preparado para desenvolver sua autonomia, seja com uso de próteses ou cadeiras de rodas. Muitos pacientes acabam recebendo as próteses e não a utilizam pois necessitam de uma correta prescrição da prótese ou dispositivo. No entanto, nem sempre a prótese disponibilizada pelo serviço público é adequado às necessidades da pessoa. Desta forma, este projeto tem como objetivo discutir e analisar as prescrições de proteses e realizar orientações aos pacientes e ao serviço publico, a fim de melhorar o serviço prestado.
Resultado
Participaram do projeto de extensão, respondendo ao questionário, sete pacientes que tinha idade entre 39 e 79 anos, sendo 3 mulheres e 4 homens. Quanto ao nível de Amputação: 4 pacientes eram de nível Transfemoral; 2 níveis Transtibial; 1 nível Lisfranc, sendo todos com amputações unilaterais.
Quanto às condições de saúde, 66,7% dos pacientes possuíam além da amputação, outras doenças associadas, como diabetes, insuficiência renal crônica, trombose e dislipidemia, que são fatores relevantes, pois frequentemente contribuem para a necessidade da amputação.




