2024
Caracterizar a instituição escolar: objetivos, público-alvo, organização do ensino, etc.; realizar o levantamento de demandas junto aos diferentes atores escolares; identificar as especificidades de trabalhos com grupos e manejá-los no contexto educacional; elaborar e implementar projetos em consonância com as demandas da instituição escolar; atuar na mediação dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua melhoria; desenvolver ações com os diferentes sujeitos escolares: alunos, professores, gestão escolar, família e comunidade; oferecer devolutiva, de forma oral e/ou escrita.
Desenvolver práticas amparadas nos referenciais da Psicologia Escolar/Educacional tendo em vista as necessidades dos diferentes atores envolvidos, seja na qualificação do processo ensino-aprendizagem, na prevenção de fatores de risco ao desenvolvimento dos estudantes, como a violência, mediando espaços que potencializem o sentido de coletividade no enfrentamento de problemáticas, discutindo conjuntamente temáticas relevantes para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.
Foram criadas estratégias para levantamento de demandas; condução de atividades grupais as quais consideraram processos relacionais e coletivos que refletiram as temáticas do bullying, autoestima, desigualdades, diversidade, machismo, padrões, ansiedade, violência e projetos de vida; elaboração de relatórios; acolhimentos individuais eventuais; articulação com a gestão e corpo docente; fechamento e avaliação com os atores escolares.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339