2023
O objetivo deste simpósio é tanto relembrar a história de resistência da população afro-brasileira, quanto também refletir sobre o presente, a partir da Educação e em diálogo com outras áreas do conhecimento. Assim, propõe-se compreender as conquistas já alcançadas em termos de igualdade e reconhecimento das diferenças étnico-raciais, mas também os obstáculos a superar, pela persistência do racismo, bem como debater as possíveis práticas que contribuam para esta superação.
Em janeiro deste ano, a Lei 10.639 completou 20 anos de sua promulgação. Uma iniciativa do Governo Federal do Brasil no ano de 2003, foi aprovada pelo Congresso Nacional e modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/1996), tornando obrigatório o ensino da histórica e cultura da África e das/os afro-brasileiras/os na Educação Básica. Pesquisadoras/es relevantes neste campo de estudos, bem como professores/as de destaque, ativistas da educação e do movimento negro, apontam a Lei 10.639/2003 como uma conquista importante voltada à efetivação do direito a uma edu
Foram realizadas oficinas culturais e palestra acadêmica com o tema do evento, contando com a participação ativa dos estudantes do curso.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339