AÇÕES DE EXTENSÃO
INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO FRENTE A LÓGICA MANICOMIAL -
Ano 2023
Período 02/09/2023 a 15/12/2023
Periodicidade SEMESTRAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Investigação da ocorrência explícita ou implícita do funcionamento da lógica manicomial em diferentes instituições, bem como da demanda por intervenções que tenham como objetivo intervir e prevenir a ocorrência de mecanismos manicomiais. Realização de uma entrevista com profissional inserido em uma instituição (serviços da saúde, da assistência social, da educação, ONGs, etc.), análise da entrevista e formulação e realização de ação da estratégia/material para intervenção e prevenção frente à lógica manicomial direcionada à instituição ao qual o(a) entrevistado(a) se vincula; devolutiva.

Ações realizadas

Desenvolver investigações que integrem teoria e prática, perpassando diferentes conhecimentos, métodos e contextos trabalhados no período. Promover percepção crítica das demandas locais/regionais (individuais, grupais, institucionais, sociais), para a proposição de intervenções e/ou realização de intervenções que contemplem os pressupostos científicos, éticos e técnicos da Psicologia; desenvolvimento de ações (campanhas; palestras; execução de um projeto que pode envolver a aplicação de conceitos, resolução de problemas e tomadas de decisões etc.).

Análise

A relevância desta atividade para a formação do aluno é o desenvolvimento de ações transversais ao conhecimento produzido no período em que são ofertadas, que desenvolverão nos estudantes uma postura profissional na direção do perfil do egresso almejado.

Resultado

Foram realizados em treze locais distintos ações que envolveram reflexões sobre Lógica Manicomial interseccionado com questões de gênero, raça, classe. Ações de prevenção e intervenção direta sobre temáticas que envolvem: população LGBTQIA+, população negra, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, violência contra a mulher, população em situação de rua, etc.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

3 docentes envolvidos
  • Cristina Coutinho Marques de Pinho
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Francielly de Lima Oliveira

Discentes

71 discentes envolvidos
  • Amanda Beatriz Scagnolato
  • Amanda Greghi Ferreira
  • Amanda Medeiros Curtolo
  • Ana Júlia Oliveira Da Silva
  • Ana Luiza Belinato De Oliveira
  • Beatriz Bueno Dos Santos Jose
  • Bruna Camargo Bulbow
  • Carlos Henrique Salgueiro Medeiros Santos
  • Ellen Louise Fernandes Guimarães
  • Emily Sayuri Jesus Koya
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade