AÇÕES DE EXTENSÃO
PROMOÇÃO Á SAÚDE PARA DOENÇAS RENOCARDIOVASCULARES (PROCARDIO)
Ano 2023
Período 14/08/2023 a 27/11/2023
Periodicidade SEMESTRAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

¿ Aprofundar o conhecimento sobre obesidade, causas, efeitos e formas de tratamento, bem como seus fatores de riscos e doenças associadas; ¿ Desenvolver a capacidade de avaliar o paciente com obesidade e seus fatores de riscos; ¿ Elaborar programas de orientação e educação em saúde de pacientes clínicos e cirúrgicos em atendimento em grupo; ¿ Promover o treinamento e capacitação de alunos para atuarem como multiplicadores; ¿ Desenvolver a postura profissional em reuniões e palestras; ¿ Organizar campanhas de controle à obesidade e fatores de riscos;

Ações realizadas

Triagem, Avaliação cardiorrespiratória e atividade física supervisionada (condicionamento cardiorrespiratório) e através de orientação em saúde realizada pelos alunos durante atendimentos. Além de discussões de temas e treinamento dos alunos para atuarem como multiplicadores.

Análise

O Ambulatório de Atendimento da Linha do Cuidado de Sobrepeso e Obesidade, localizado na UBS - Dr. Emerson Mercatelli, em Araras, tem como finalidade de atender os pacientes encaminhados pela Rede Municipal de Saúde. A atuação da equipe interdisciplinar é de fundamental importância tanto no tratamento não medicamentoso como coadjuvante no tratamento cirúrgico da obesidade. Por isso, surge então uma parceria do Município com o curso de Fisioterapia

Resultado

Atualmente, estamos com 12 participantes ativos do projeto, onde a assistência é realizada através de atividade física supervisionada (condicionamento cardiorrespiratório) e através de orientação em saúde realizada pelos alunos durante atendimentos. Ao total foram realizados 9 atendimentos desde a avalição e tratamento (condutas e orientações). Será realizado a reavaliação dos pacientes, ação de educação em Saúde e o questionário de satisfação dos alunos no dia 27/11/2023 para finalização.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

3 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Giulia Iracelis Passarini da Silva
  • Paula Lumy da Silva

Discentes

9 discentes envolvidos
  • Felipe Prudencio Salvi
  • Gabriella Augusti
  • Gabrielly Laila Pereira Vieira
  • Hemylen Toledo Luglio
  • Letícia Costola
  • Mariana Machado Thomé
  • Melissa Rufino De Souza
  • Rebeca Mendes Da Silva
  • Vitória Andrade Dal Posso
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade