AÇÕES DE EXTENSÃO
FISIOTERAPIA EM CUIDADOS PALIATIVOS: NO DOENTE RENAL DIALÍTICO.

Ano

2022

Objetivo

Capacitar os alunos do curso de fisioterapia para realizar uma abordagem aos pacientes em cuidados paliativos, desenvolvendo adequada avaliação e dessa forma indicar o tratamento mais adequado. - Realizar orientações gerais para melhoria da qualidade de vida desses pacientes e seus familiares. - Elaborar programas de orientação e acompanhamento dos pacientes; - Promover o treinamento e capacitação de alunos para atuarem como multiplicadores;

Análise

O processo em si da terapia de hemodiálise por ser prolongado, faz com que esses pacientes tenham que ter um planejamento de vida diferente, afetando seu estado emocional, apresentam quadro de dor na região da fístula arteriovenosa ou até mesmo na inserção do cateter de hemodiálise e também dor corporal por ficar horas em posição de sedestação e limitação de movimentos. A fisioterapia pode contribuir de forma significativa na prevenção, no retardo da evolução e na melhoria de várias complicações apresentadas pelo paciente renal.

Ações

aplicar questionários para avaliar a qualidade de vida e realizar uma entrevista semi-estruturada das atividades cotidianas aos pacientes que realizam semanalmente sessões de hemodiálise, fazendo um levantamento das principais queixas dos pacientes, suas dificuldades, suas limitações, e outras patologias associadas que interfiram na sua qualidade de vida.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Segunda-feira
28°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade