2021
Oferecer espaço de atenção psicológica a trabalhadores formais e informais, pessoas em situação de desemprego e aposentados. Desenvolver habilidades e competências do campo da saúde como contato, avaliação diagnóstica, planejamento e implementação de intervenções interpessoais para o desenvolvimento da prática profissional de caráter científico. Identificar as necessidades de intervenção individual versus necessidade de intervenção grupal. Atuar nos níveis de promoção, prevenção e recuperação de saúde envolvendo indivíduos e grupos relacionados às problemáticas caracterizadas no trabalho.
Estatísticas oficiais apontam para o aumento do número de casos de transtornos mentais cujo nexo está relacionado ao trabalho. Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde (2001, p. 161), destacam que os transtornos mentais atingem cerca de 35% a 40% dos trabalhadores, sendo 30% dos chamados transtornos ¿menores¿ e 5% a 10% de nível grave. Este cenário atinge distintas esferas e postos de trabalho no país, a incluir os profissionais da saúde, uma vez que demonstram considerável processo de desgaste mental em decorrência da atividade laborativa exercida.
Foram realizadas ações na clínica de fisioterapia da Fundação Hermínio Ometto com pacientes, cuidadores e estagiários, para acolhimento e promoção de saúde. Também houve intervenções grupais com profissionais da saúde da unidade básica da prefeitura de Araras, no levantamento de demandas, promoção de espaço de escuta e reflexão. Foram realizadas intervenções no momento do ATPC de uma escola do município de Araras, visando a promoção de saúde aos professores da rede. Foram promovidas intervenções no Centro de Ressocialização de Mogi Mirim na escuta e acolhimento de agentes penitenciários.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339