AÇÕES DE EXTENSÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PSICÓLOGO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ano 2019
Período 11/02/2019 a 13/12/2019
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Fomentar a reflexão e a ação do estagiário frente à demanda da Assistência Social, como política nacional de garantia de direitos. O desenvolvimento de grupos com adolescentes tem por finalidade contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens em cumprimento de Liberdade Assistida.

Ações realizadas

CRAS 1. Atendimento e orientação à população sobre benefícios e direitos sociais. 2. Participação em reuniões de equipe para o delineamento das ações. 3. Visitas domiciliares e acompanhamento familiar. 4. Elaboração de relatórios e documentos. 5. Condução de grupos de convivência. CEU 1. Condução de atividades com crianças da comunidade. 2. Elaboração de relatórios mensais. 3. Atividades festivas (Festa Junina, Dia das Crianças e Natal). CREAS/MSE 1. Reuniões de equipe. 2. Grupos de convivência com adolescentes autores de atos infracionais. 3. Leitura e preenchimento de prontuário.

Análise

O trabalho do psicólogo na Assistência Social é relativamente novo e ainda demanda ações e reflexões para o cumprimento das Políticas Nacionais de Assistência Social (PNAS). De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso, preparar o psicólogo em formação para o atendimento às demandas concretas da realidade brasileira é um dos nossos objetivos centrais. O trabalho com os adolescentes autores de atos infracionais foi uma solicitação do CREAS, uma vez que a equipe responsável estava iniciando o trabalho e precisam dos estagiários para ajudar a desenvolver as atividades.

Resultado

As discussões nos grupos de convivência tiveram por objetivo principal a garantia da divulgação dos direitos sociais e os resultados apontam que foram atingidos, pelo menos pela maioria dos participantes. Com os adolescentes, não foi possível constatar um resultado propriamente dito, pela característica peculiar do trabalho desenvolvido.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

3 docentes envolvidos
  • Cristina Coutinho Marques de Pinho
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Rosana Righetto Dias

Discentes

13 discentes envolvidos
  • Amanda Pavan
  • Bruna Ghizini
  • Bruno Martins De Oliveira
  • Bárbara Michelly Silva Dos Santos
  • Eliane De Jesus Teixeira
  • Greice Ribeiro Rodrigues
  • Layla Rafaela Zambelli
  • Maria De Lourdes De Melo Verissimo Cordeiro
  • Nathália Caroline Paes
  • Raquel Nárida Campos De Macedo
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Foto 2 da ação de extensão
Foto 3 da ação de extensão
Foto 4 da ação de extensão
Foto 5 da ação de extensão
Foto 6 da ação de extensão
Foto 7 da ação de extensão
Foto 8 da ação de extensão
Foto 9 da ação de extensão
Foto 10 da ação de extensão
Foto 11 da ação de extensão
Foto 12 da ação de extensão
Foto 13 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade