AÇÕES DE EXTENSÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PSICÓLOGO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ano

2019

Objetivo

Fomentar a reflexão e a ação do estagiário frente à demanda da Assistência Social, como política nacional de garantia de direitos. O desenvolvimento de grupos com adolescentes tem por finalidade contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens em cumprimento de Liberdade Assistida.

Análise

O trabalho do psicólogo na Assistência Social é relativamente novo e ainda demanda ações e reflexões para o cumprimento das Políticas Nacionais de Assistência Social (PNAS). De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso, preparar o psicólogo em formação para o atendimento às demandas concretas da realidade brasileira é um dos nossos objetivos centrais. O trabalho com os adolescentes autores de atos infracionais foi uma solicitação do CREAS, uma vez que a equipe responsável estava iniciando o trabalho e precisam dos estagiários para ajudar a desenvolver as atividades.

Ações

CRAS 1. Atendimento e orientação à população sobre benefícios e direitos sociais. 2. Participação em reuniões de equipe para o delineamento das ações. 3. Visitas domiciliares e acompanhamento familiar. 4. Elaboração de relatórios e documentos. 5. Condução de grupos de convivência. CEU 1. Condução de atividades com crianças da comunidade. 2. Elaboração de relatórios mensais. 3. Atividades festivas (Festa Junina, Dia das Crianças e Natal). CREAS/MSE 1. Reuniões de equipe. 2. Grupos de convivência com adolescentes autores de atos infracionais. 3. Leitura e preenchimento de prontuário.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Terça-feira
31°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade