AÇÕES DE EXTENSÃO
PLANTÃO DE LÓGICA E GRUPO DE ESTUDOS EM PROGRAMAÇÃO - 2019

Ano

2019

Objetivo

Possibilitar que os alunos envolvidos participem de um ambiente favorável ao diálogo e a troca de experiências na construção do conhecimento de temas ligados à programação, buscando reviver os conceitos trabalhados em sala de aula, bem como explorar novos conteúdos sobre o mesmo. Além de propiciar melhora no desempenho dos alunos nas atividades de disciplinas que envolvem abstração, criatividade, lógica e programação, este processo deve estimular a reflexão sobre a prática, pretendendo-se que a mesma torne-se um hábito incorporado pelos participantes do grupo, não só no tema alvo desta proposta, como também, em outros temas relevantes e importantes à formação dos alunos. Espera-se que esta reflexão contribua para a transformação dos alunos no processo ensino/aprendizagem, estimulando-os a buscar novos métodos de construção do conhecimento.

Análise

Durante as atividades didáticas de disciplinas de algoritmos, linguagem de programação e estrutura de dados do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, observou-se que alguns alunos buscavam alternativas para aprofundar conteúdos apresentados no curso bem como explorar conceitos que não fazem parte do conteúdo programático do curso. Assim foi proposta as ações de um Grupo de Estudos para Lógica e Programação de Computadores, no sentido de melhorar e aprofundar os conhecimentos em programação, através de reflexões e atividades práticas orientadas por um professor líder do grupo.

Ações

Tanto nas atividades de lógica quanto de programação, todos os participantes devem discutir, identificar e dar prioridade às suas necessidades, dividindo-as em tópicos de estudo. Uma vez por semana o grupo deve reunir-se presencialmente para traçar metas, apresentar e discutir resultados de uma etapa de trabalho. Uma etapa de trabalho é composta por: a) Orientações do professor ou líder do grupo em relação ao tópico de estudo, incluindo os resultados esperados; b) Estabelecimento de metas; c) Definir atividades presenciais e não presenciais; d) Definição do período necessário de trabalho; e) Apresentação e discussão de resultados.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade