2019
1) Habilitar o estudante a compreender os conceitos essenciais da Biologia Celular, Histologia Básica, Genética e Microbiologia e suas associações com as mais diversas áreas do conhecimento, permitindo sua aplicação na forma de uma ferramenta na avaliação toxicidade. 2) Instigar o desenvolvimento do senso crítico e investigativo no estudante, por meio da metodologia científica feita por exposições teórico-práticas, simulações e situações-problema. 3) Capacitar o estudante a estabelecer relações entre a ação de diversas substâncias e componentes químicos nas células, procariontes e eucariontes, e até mesmo tecidos, com os diferentes tipos de efeitos adversos para se determinar a toxicidade. 4) Proporcionar contato com os principais métodos de estudo e cultivo de células/tecidos in vitro, abordando assuntos que envolvem os critérios de biossegurança, as normativas e as instruções pertinentes (nacionais e internacionais), os diferentes bioindicadores e biomarcadores, entre outros. Deste modo, há o objetivo de desenvolver habilidades e competências no estudante que lhe permita identificar os efeitos tóxicos com alterações nas estruturas e na fisiologia celular.
Fornecer subsídio aos alunos sobre a área da toxicologia baseada em métodos in vitro, de modo a servir como um diferencial no meio acadêmico e/ou no mercado de trabalho.
Os estudantes foram incentivados a participar de encontros presenciais quinzenais, realizados nas dependências do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto FHO, em salas de aula e/ou laboratórios, por meio de exposições teórico-práticas, simulações e situações-problema. Nas exposições dialogadas, foram abordados e reforçados os conteúdos básicos, necessários à melhor compreensão do conteúdo das disciplinas de Biologia Celular, Histologia Básica, Genética e Microbiologia. Além disso, os estudantes foram estimulados a realizar a leitura de textos de divulgação popular e/ou científica (ex.: artigos de jornais e artigos científicos), a participar de situações-problema, de modo a se criar um brainstorming sobre o assunto e responder algumas questões apresentadas. Por outro lado, as atividades práticas foram responsáveis por demonstrar como o assunto trabalhado pode ser importante nos estudos de toxicologia geral e ambiental. Além disso, os estudantes participaram da campanha sobre divulgação dos efeitos dos agrotóxicos, intitulada "Agrotóxicos: o veneno nosso de cada dia".
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339