Informações do projeto
Objetivo
O Centro de Diagnóstico Oral (CDO) tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias bucais na população de nosso município (Araras) e dos municípios vizinhos. Esta atividade é realizada diagnosticando e tratando as lesões bucais. Os pacientes são orientados nos cuidados para a prevenção de novas lesões, principalmente quanto as DST e exposição solar. São fornecidos manuais de auto- exame bucal, com explicações sucintas e de fácil atendimento. Os pacientes são conscientizados e estimulados a realizá-las.
Ações realizadas
O Centro de Diagnóstico Oral (CDO) tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias bucais na população de nosso município (Araras) e dos municípios vizinhos. Este trabalho é realizado através de triagem em todos os pacientes atendidos na Clínica Odontológia da UNIARARAS e em pacientes que apresentam lesões bucais ou outras alterações e estão em atendimento no serviço de saúde bucal de Araras e dos municípios vizinhos.
Análise
as próteses reparativas realizadas nem sempre de maneira adequada e a farta exposição solar a que são submetidos são causas a investigar. A somatória destes fatores causam diversas patologias, incluindo as cancerizáveis e o próprio câncer. O cirurgião dentista clínico geral nem sempre encontra-se preparado para suprir esta demanda específica. Assim é necessário um serviço especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões bucais.
Resultado
realizou-se o diagnóstico e tratamento de várias patologias , seguem os diagnósticos:
02 mucoceles
01 sialoadenite mucosa necrótica recorrente
03 carcinomas epidermóides
01fibroma ossificante periférico
02 leucoplasias.
02 torus palatino
01 cabdidíase atrófica
01 nevus branco esponjoso.
01 hiperqueratose.
03 cistos periapicais.
01 reação liquenóide.
01 displasia óssea.
03 hiperplasias fibrosas inflamatórias.
02 úlceras traumáticas.




