AÇÕES DE EXTENSÃO
VISITA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE ARARAS – SAEMA

Ano

2019

Objetivo

O assunto compõe o eixo temático FLUORETAÇÃO DAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO e por meio da visita a uma estação de tratamento levaremos os alunos a uma reflexão da importância em conhecer o processo de fluoretação das águas de abastecimento público e como é realizado o heterocontrole, o qual compreende o monitoramento dos teores de Flúor nas águas de abastecimento por uma instituição ou órgão diferente daquele responsável pela fluoretação.

Análise

A fluoretação das águas de abastecimento público tornou-se, ao longo do século XX, uma das ações de maior impacto na prevenção da cárie dentária, desde que ocorra uma manutenção adequada e permanente dos níveis de Flúor 1,2,3. Para garantir a eficácia preventiva da fluoretação é indispensável o controle operacional nas estações de tratamento de água e o seu monitoramento, que em termos da Vigilância em Saúde é conhecido como heterocontrole4. O heterocontrole é uma ação de vigilância em saúde pública empregado para garantir a manutenção e concentração de F presentes na água, visando o máximo benefício da prevenção da cárie dentária com o mínimo risco de fluorose5. Resultados de revisões sistemáticas comprovam o efeito benéfico e a segurança do F quando em concentração adequada na água de abastecimento6,7. Embora o Brasil seja o segundo maior sistema de fluoretação de águas de abastecimento público de todo o mundo8, o controle operacional sobre o teor de Flúor é insuficiente. O controle operacional deve ser exercido regularmente pelo responsável pelo Sistema de Abastecimento de Água de forma a assegurar a manutenção na concentração de Flúor e a potabilidade da água para consumo humano9. Assim, esse projeto de extensão visa desenvolver mecanismos de observação e reflexão sobre a importância e o controle da fluoretação, onde o heterocontrole possa ser compreendido e avaliado contemplando níveis mais altos dos objetivos educacionais da Taxonomia de Bloom.

Ações

Comparecer a visita, observar, refletir e formular questões mediante as dúvidas que efetivamente aparecerem. Escrever um relatório que contemple as ETAPAS DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 3.1 Captação 3.2 Coagulação e Floculação 3.3 Decantação 3.4 Filtração 3.5 Fluoretação, Correção de pH, Ortopolifosfato de Sódio 3.5.2 Heterocontrole - Relatório Anual Médias análises do flúor 2016 e 2017 3.6 Distribuição 3.7 Armazenamento

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
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Fundação Hermínio Ometto

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