AÇÕES DE EXTENSÃO
Educação Social/Popular de Jovens e Adultos

Ano

2018

Objetivo

Formar grupos (com idosos e/ou equipe) para a discussão e reflexão de temas diversos, necessários para a garantia da qualidade de vida desta população e construção de um saber crítico sobre a população em si e sobre sua realidade. Realizar visitas domiciliares e acompanhamento de idosos, com o objetivo de garantir direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento, de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. O desenvolvimento de grupos com adolescentes tem por finalidade contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens em cumprimento de Liberdade Assistida.

Análise

O CDI e CCI já eram nossos parceiros e solicitaram a continuação das atividades, considerando que elas estavam apropriadas e benéficas ao público. O trabalho com os adolescentes autores de atos infracionais foi uma solicitação do CREAS, uma vez que a equipe responsável estava iniciando o trabalho e precisam dos estagiários para ajudar a desenvolver as atividades. As atividades em domicílio foi uma proposta que eu fiz, como supervisora de estágio, à Coordenadora da Proteção Social Básica, para a divulgação do BPC e para a realização de um trabalho que o CRAS não tem conseguido desenvolver.

Ações

CREAS/MSE 1. Reuniões de equipe. 2. Grupos de convivência com adolescentes autores de atos infracionais. 3. Leitura e preenchimento de prontuário. CDI - Centro Dia do Idoso 1. Grupo de convivência com idosos e seus familiares. 2. Reuniões de equipe. 3. Participação em capacitação oferecida pela Prefeitura. CCI - Centro de Convivência do Idoso 1. Grupos de convivência com os idosos. 2. Reuniões de equipe. 3. Participação em capacitação oferecida pela Prefeitura. Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas 1. Visitas domiciliares e acompanhamento dos idosos. 2. Grupos de convivência. 3. Participação em capacitação oferecida pela Prefeitura. O tema principal das ações foram os direitos e a autonomia.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade