AÇÕES DE EXTENSÃO
II. 5 Intervenção na escola
Ano 2018
Período 23/02/2018 a 18/12/2018
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação CURSO
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Compreensão do psicólogo como um profissional, também do campo da educação, com responsabilidades na criação e garantia das políticas públicas e com atuação voltada às necessidades da comunidade e ao desenvolvimento da cidadania. - Instrumentalização do aluno para agir com uma atitude científica, uma postura ética, crítica e comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos. - Discutição da função e papel do psicólogo enquanto agente de mudanças e sua responsabilidade social. Desenvolvimento e implementação de estratégias para a prática da educação, treinamento e desenvolvimento de pessoas, desde levantamento de necessidades e identificação das particularidades envolvidas nos diferentes contextos, até a avaliação das ações implementadas. - Atuação na rede social de apoio. - Mapear a instituição criticamente a partir das informações obtidas para tomada de decisões. - Discriminar as queixas escolares no discurso dos educadores, pais e alunos e propor estratégias de intervenção coletiva que mobilize os participantes do processo educativo. - Elaborar e desenvolver projetos de intervenção diante da demanda escolar.

Ações realizadas

Foram realizados projetos com os seguintes temas: inclusão escolar, convivência humana, cuidados com o corpo, apropriação e conscientização do espaço escolar, articulação comunidade e escolar, regras e sentimentos.

Análise

A instituição trabalha com crianças em situações de vulnerabilidades necessitando de várias intervenções para a formação cidadã e integral.Além disso, o espaço escolar é extremamente fértil para a realização de intervenções que contribuam para o desenvolvimento humano e uma educação digna e de qualidade.

Resultado

Com o desenvolvimento das ações houve a participação da equipe escolar (professores), bem como das crianças, promovendo reflexões e discussões fundamentais para o espaço escolar.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

3 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Rita de Cassia Arruda Bueno Pitoli
  • Rosana Righetto Dias

Discentes

7 discentes envolvidos
  • Amanda Lais Garavazo
  • Bianca Moita Martins
  • Cleotildes Alves Da Silva Pereira
  • Gabriela Simões Baggio
  • Isabela Cristina Neves Silva
  • Kelen Helena Alves Galante De Fernando
  • Sérgio Buck Neto
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade