AÇÕES DE EXTENSÃO
Saúde do Trabalhador

Ano

2018

Objetivo

Práticas psicológicas profissionais de promoção, prevenção e recuperação de saúde, com desenvolvimento de intervenções. Orientação e intervenção individual e/ou grupal em contextos institucionais e sociais diversos.

Análise

Nesse contexto, objetiva-se o desenvolvimento de ações direcionadas às relações indivíduo/trabalho que reverberam no cotidiano do trabalhador, na perspectiva da produção de possibilidades de enfrentamentos e ressignificações do sentido que o trabalho ocupa na subjetividade contemporânea. Entendemos que essas ações demandam da psicologia um compromisso ético e político diante das desigualdades sociais produzidas pelas formas de trabalho, bem como na produção de conhecimentos que contribuam para a consecução de políticas públicas orientadas para melhores condições de trabalho

Ações

As formas de trabalho na atualidade estão demandando da psicologia uma série de enfretamentos teóricos, políticos e profissionais, já que do ponto de vista humano, o trabalho implica necessariamente a mobilização do corpo, da subjetividade e das possibilidades do sujeito refletir, criar, inventar, interpretar e reagir diante das situações de trabalho. Considera-se, assim, o trabalho como instrumento fundamental do homem na sociedade, pois sua operacionalização o permite estabelecer uma relação direta com a natureza para a satisfação de suas necessidades materiais e simbólicas. O trabalho nesta perspectiva é caracterizado como elemento essencial na construção da sociedade, pois permite relações entre os homens, em um contexto cultural e globalizado da atualidade. Contudo, as formas de trabalho no sistema capitalista são caracterizadas pela exigência máxima, mecanizada, contínua e produtiva do trabalhador, ocasionando com isso complexas conseqüências psíquicas e comportamentais aos trabalhadores, que os responsabiliza pelos seus sucessos e fracassos no mundo do trabalho, excluindo com isso as dimensões políticas e sociais que, por vezes, determinam as trajetórias de trabalho na sociedade capitalista. Além disso, entendemos que essas condições sócio-históricas em que se processam as relações de trabalho produz uma amálgama de trabalhadores e pessoas fora do mercado formal de trabalho, ocasionando o aumento de desigualdades e vulnerabilidades sociais. Nessas atuais configurações do trabalho o psicólogo é convidado para o exercício político e científico na produção de estratégias de enfrentamentos a essas questões alinhadas às atuais políticas públicas de saúde relacionadas ao trabalho. Dessa forma, a proposta deste Estágio Específico em Saúde do Trabalhador - em consonância com as Políticas de Saúde do Trabalhador - é o planejamento de ações direcionadas à produção de saúde aos trabalhadores formais, informais e cidadãos que vivem a condição de exclusão do trabalho.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sb
24°C
14°C
Chuva: 90% (20 mm)
Menu Acessibilidade