AÇÕES DE EXTENSÃO
Pedagogia em ação social: conscientização sobre o consumo infantil

Ano

2018

Objetivo

O objetivo da intervenção é a conscientização de adultos sobre a ação exercida pelo mercado publicitário na criança e em seu objeto de desejo/consumo. Essa ação pode ser prejudicial e precisa ser analisada.

Análise

Na sociedade de consumo em que vivemos - na qual nossas necessidades são produzidas e multiplicadas com vistas ao lucro - o público infantil representa uma grande fatia no mercado consumidor. Nesse contexto há uma grande indústria voltada à produção do desejo de posse por parte da criança que, em geral, não traz benefícios a ela, mas sim à própria manutenção do sistema. Estudos mostram que a falta de limites colocados pelos adultos quanto ao consumo pode trazer, por exemplo, a dificuldade de a criança brincar criativamente, a obesidade infantil, o sentimento de insatisfação e de frustração, já que assim que ela adquire um objeto/brinquedo, outro já está sendo anunciado nas campanhas publicitárias. Deste modo, é fundamental que o futuro pedagogo compreenda a importância do tema e a urgência de ações sociais para a conscientização de pais e adultos em geral.

Ações

Buscando atender à essa demanda de formação, propomos uma intervenção realizada na praça central da cidade de Araras/SP, em um sábado de manhã, momento de grande movimento no local, principalmente em função do comércio. A intervenção consistiu na abordagem de adultos em trânsito pelo local, por alunos e alunas do curso de licenciatura em Pedagogia da Fundação Hermínio Ometto, realizando uma breve entrevista sobre os hábitos de consumo das crianças. Em seguida, entregaram um folder com uma explicação/orientação sobre o tema e indicação de sites para leituras posteriores.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade