2018
Compreensão do psicólogo como um profissional, também do campo da educação, com responsabilidades na criação e garantia das políticas públicas e com atuação voltada às necessidades da comunidade e ao desenvolvimento da cidadania. Instrumentalização do aluno para agir com uma atitude científica, uma postura ética, crítica e comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos. Discutição da função e papel do psicólogo enquanto agente de mudanças e sua responsabilidade social. Reconhecimento da influência dos aspectos econômicos e sociais dos problemas enfrentados na realidade brasileira e conseqüentemente os limites da ação do psicólogo diante de determinados problemas. Reconhecimento do espaço da psicologia nos diferentes contextos, suas possibilidades e limites da atuação. Reconhecimento da importância de estabelecimento e manutenção do vínculo com os profissionais da instituição, bem como com toda a população atendida. Reconhecimento dos diferentes modelos teóricos que embasam a prática profissional na área, bem como de programas existentes, experiências relatadas na literatura, ferramentas e estratégias disponíveis no mercado para utilização no campo de atuação. Identificação dos fenômenos psicológicos que ocorrem e suas principais implicações nas relações entre o indivíduo e o seu meio. Identificação das dificuldades encontradas por parte das pessoas que realizam suas atividades na instituição. Investigação das necessidades da instituição no que se refere a sua manutenção, rotina, dinâmica e organização. Analise do modo de interação entre os profissionais que atuam na instituição e quando necessário estender esta análise às pessoas que não fazem parte da instituição, mas possuem relação direta com a demanda identificada.
Este projeto visa à compreensão dos processos e das relações de trabalho entre uma visão crítica e contextualizada do psicólogo organizacional e do trabalho, de acordo com referenciais teóricos aprendidos. Objetiva identificar e desenvolver uma postura reflexiva e profissional frente às práticas do psicólogo no campo do trabalho. Serão utilizados para tanto o contato e atuação dos alunos em diferentes organizações de trabalho, quando possível junto a profissionais da Psicologia.
Diante das diversas mudanças sócio-econômicas e tecnológicas do mundo do trabalho, novas demandas têm se revelado no campo de estudos das organizações e do trabalho humano. Com isso, não apenas as oportunidades se ampliam, como também as necessidades de ação do psicólogo, que necessita de formação também para esta atuação.
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