2018
Diante deste panorama este projeto de extensão conta com o apoio e parceria do curso de Biologia, onde foi dividido em algumas frentes de trabalho, (1) manutenção do jardim medicinal, (2) orientação à crianças e jovens durante a visitação, (3) capacitação dos alunos em oficinas para a correta utilização das plantas, para que os mesmos possam ser multiplicadores dos saberes.
O uso de plantas medicinais para fins terapêuticos, é uma das formas de tratamento e prevenção de doenças mais antigas empregadas pela humanidade. No início da década de 90, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 65-80% da população dos países em desenvolvimento dependiam das plantas medicinais como única forma de acesso aos cuidados básicos de saúde. No Brasil, muitas espécies vegetais são consumidas com pouca ou nenhuma comprovação de suas propriedades farmacológicas, propagadas por usuários ou comerciantes.
As ações são divididas em: manutenção da horta medicinal, palestras e visitações de escolas na horta medicinal e oficinas de farmácia-viva, inicialmente ao alunos para que eles possam ser multiplicadores de informação.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339