2018
Analisar as mudanças das politicas educacionais para ensino médio (reforma) confrontando-as com o cotidiano de uma escola de tempo integral.
Necessidade de aproximação teórico-prática para os cursos de formação de professores.
As políticas educacionais, da educação básica, em especial as do ensino médio, vem sofrendo mudanças na forma de organização, carga horária, áreas do conhecimentos e itinerário formativos entre outras. Essas alterações foram normatizadas a partir de março/2017 estabelece as últimas alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nesta esteira de mudanças, como parte integrante dos conteúdos da disciplina de Políticas Educacionais para Educação Básica II, para uma aproximação teórico-prática, organizou-se uma entrevista com uma gestora, de uma escola estadual que tem o Programa Ensino Médio Tempo Integral, uma parceria do Estado de São Paulo com governo federal/MEC. O encontro objetivava verificar como as mudanças legais das politicas educacionais tem impactado na prática e o cotidiano das escolas de ensino médio em relação a aprendizagem dos alunos e de qualidade de ensino, nesta etapa da educação básica. Para tanto, os alunos se organizaram e elaboraram um questionário semiestruturado com seus questionamentos, estabelecendo uma relação dinâmica e dialógica com a gestora. Na aula seguinte, como forma fechamento da atividade, estabeleceu-se um grupo de discussão sobre a reforma do ensino médio e o ensino médio tempo integral, proposta pela LDB. Por fim, entrega de um relatório individual com os apontamentos do desenvolvimento e contribuição do evento para a formação dos alunos do curso de pedagogia.
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