AÇÕES DE EXTENSÃO
A gestão escolar democrática na educação básica: entrevista com um gestor uma aproximação entre a teoria e prática

Ano

2018

Objetivo

Conhecer como se dá a construção de uma gestão democrática e participativa no cotidiano das a escola, facilidades e dificuldades.

Análise

Importância da aproximação entre a teoria e a prática como parte da construção do conhecimento para a disciplina Gestão Escolar na Educação Básica pelos alunos do curso de pedagogia.

Ações

Como parte disciplina Gestão escolar na Educação Básica é estudo a gestão escolar democrática entre o que é dito (nos referenciais teóricos) e o que é feito no cotidiano das escolas. Com intuito de fazer uma aproximação entre teoria e prática foi organizado uma entrevista com um gestor de uma escola de educação básica, escolhido e indicado pelos alunos. A entrevista foi feita a partir de um questionário semiestruturado elaborado pelos questionamentos sobre a prática do gestor do cotidiano na escola de como implementar a gestão democrática, tal como descrito na literatura, ou seja de como é ou deve ser a gestão democrática e participativa no cotidiano da escola. Durante a entrevista os alunos fizeram questionamentos e anotações individuais com as quais fazem um relatório que discutem entre os pares os pontos fortes e fracos na construção de uma gestão democrática no cotidiano das escolas públicas.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade