AÇÕES DE EXTENSÃO
Ambulatório de Avaliação Neurocognitiva

Ano

2018

Objetivo

Avaliação neurocognitiva dos pacientes da Clínica-escola de Fisioterapia da FHO-Uniararas, identificando quais as funções que estão preservadas e as que estão comprometidas. Avaliando atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. Traçar por meio das avaliações o processo de estimulação e treino cognitivo, compreendendo a extensão das perdas e a manutenção dos pontos preservados. Propor ações multiprofissionais visando a melhora das funções. Comparar os desempenhos anteriores e posteriores das intervenções individuais desenvolvidas pelos pacientes.

Análise

Foi observado a demanda de queixas que abordavam questões cognitivas no setor da Neurologia. Muitos pacientes vinham buscar tratamento das doenças que envolviam o Sistema Nervoso Central (SNC), o Sistema Nervoso Periférico (SNP) e os músculos e que por consequência desses problemas de saúde apresentavam reflexos nos sistemas cognitivos e do comportamento. Muitos dos comprometimentos cognitivos apresentados pelos pacientes, relacionam-se com trauma cerebral (quando um trauma súbito causa dano ao cérebro) e/ou um AVE (Acidente Vascular Encefálico) afetando as habilidades e associações das funções mentais. As consequências vivenciadas por esses pacientes estavam ligadas a desorganização entre pensamentos e linguagem, levando a incapacidade de compreensão das informações e orientações fornecidas pelos cuidadores formais, necessitando de uma avaliação diferenciada e consequentemente estimulação dos quesitos debilitados, podendo se pensar em um processo de reabilitação. A necessidade do desenvolvimento do ambulatório de avaliação neurocognitiva, dentro dessa clínica, partiu da experiência da área de formação da Fisioterapia, especificamente do setor de Neurologia e da atuação dos discentes de psicologia que atuavam no projeto de extensão: Psicologia na Saúde - Atendimento Psicológico junto à equipe interdisciplinar.

Ações

Esse projeto se propõe a realização da avaliação cognitiva, como forma auxiliar no processo de avaliação global e reabilitação dos pacientes atendidos nessa clínica. Sabendo que essa avaliação tem fundamentos na equipe interdisciplinar, é importante deixar claro que ela tem dois pontos relevantes, uma que visa investigar os processos de aprendizagem do paciente, como ele está entendendo seu processo de vida atual e como está sendo registrado na memória. O outro ponto é a avaliação física funcional por meio de Escalas de Avaliação Padronizadas. As avaliações neurocognitivas são realizadas por meio de avaliações padronizadas (instrumentos validados) e avaliações qualitativas e contextuais.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade