2018
A Oficina de Poesias intitulada Lendo Mulheres Negras, realizada no dia 28 de março de 2018 nas dependências da FHO|Uniararas, é fruto do Projeto de Extensão em Saúde Mental Lambedores de Cultura do Curso de Psicologia pela mesma instituição, que se inspira na proposta dos Centros de Convivência, atuando em municípios que não possuem esses serviços. Assim, objetiva promover encontros e redes heterogêneas, em outras palavras, fortalecer o convívio de diferentes pessoas em espaços da cidade por meio da cultura e da arte. A Oficina de Poesias é totalmente aberta e gratuita e foi construída a partir de poemas e contos oriundos das edições dos Cadernos Negros que, inclusive, esse ano completam 40 anos de luta e resistência no âmbito da literatura negra. Além disso, tivemos a participação especial da idealizadora do projeto e mediadora Neuza Maria Pereira Lima, pesquisadora e presidente do ACAFRO (Acervo Cultural Afro-brasileiro) e Conselheira Municipal da Comunidade Negra na cidade de Araras. Participaram discentes de diferentes períodos do curso de Psicologia e também, dos cursos de Pedagogia e Biologia. Desse modo, a oficina foi um meio de refletir e discutir aspectos da cultura e da literatura negra, enfatizando a potência de produção escrita das Mulheres Negras há quatro décadas e disseminando este projeto à comunidade acadêmica.
A realização da oficina deriva de uma ação do Projeto de Extensão Lambedores de Cultura, que tem promovido o combate ao racismo e a valorização da cultura negra e afrodescendente em um município significativamente marcado pela desigualdade racial.
Oficina de Poesias Lendo Mulheres Negras, realizada no campus da FHO, aberta à comunidade em geral, em parceria com o Movimento Negro da cidade de Araras.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339