2017
O objetivo da intervenção é a conscientização dos adultos sobre a ação exercida pelo mercado publicitário na criança e em seu objeto de desejo/consumo. Essa ação pode ser prejudicial e precisa ser analisada.
Na sociedade de consumo em que vivemos na qual as nossas necessidades são produzidas e multiplicadas com vistas ao lucro o público infantil representa uma grande fatia no mercado consumidor. Nesse contexto há uma grande indústria voltada à produção do desejo de posse por parte da criança que, em geral, não traz benefícios a ela, mas sim à própria manutenção do sistema. Estudos mostram que a falta de limites colocados pelos adultos quanto ao consumo pode trazer, por exemplo, a dificuldade de a criança brincar criativamente, a obesidade infantil, o sentimento de insatisfação e de frustração, já que assim que ela adquire um objeto/brinquedo outro já está sendo anunciado nas campanhas publicitárias. Deste modo, é fundamental que o futuro pedagogo compreenda a importância do tema e a urgência de ações sociais para conscientização de pais e adultos em geral.
Buscando atender à essa demanda de formação, propomos uma intervenção a ser realizada na praça central da cidade de Araras/SP, em um sábado pela manhã, momento de grande movimento no local, principalmente em função do comércio. A intervenção consiste na abordagem de adultos em trânsito pelo local, por alunos e alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Hermínio Ometto, realizando uma breve entrevista sobre os hábitos de consumo das crianças. Em seguida, entregarão um folder com uma explicação/orientação sobre o tema e indicação de sites para leituras posteriores.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339