AÇÕES DE EXTENSÃO
Práticas Psicológicas em Instituições: Clínica e fenomenologia

Ano

2017

Objetivo

 Proporcionar aos estagiários conhecimentos teóricos a respeito do enfoque fenomenológico na psicologia e em relação à prática profissional do psicólogo.  Proporcionar aos estagiários a prática psicológica nas seguintes modalidades de atenção: psicoterapia individual, casal, familiar, grupal, e possibilidade de plantão psicológico.  Proporcionar aos estagiários a realização de uma atenção psicológica voltada a pessoas de diversas faixas etárias e contextos sócio-culturais.  Desenvolver habilidades e capacidade de promover acolhimento e escuta ativa às vivências das pessoas atendidas.  Saber realizar, quando necessário, contatos com pessoas que fazem parte da rede social da pessoa atendida (principalmente no atendimento infantil).  Proporcionar ao estagiário o entendimento e o discernimento da demanda e da procura do cliente em contraponto a queixa de encaminhamento.  Possibilitar o crescimento pessoal da clientela atendida e dos estagiários em ação.  Elaborar relatórios e comunicações científicas que discutam publicamente o desenvolvimento dos processos realizados.

Análise

Os estágios de caráter obrigatório nos cursos de formação de psicólogos podem ser realizados internamente, dentro das dependências da agência formadora, ou externamente, em diferentes contextos: hospitais, clínicas, escolas, empresas, unidades de saúde, mediante a celebração de um termo de compromisso entre educando, parte concedente do estágio e instituição de ensino. No tocante à proposta aqui em curso, apoiamo-nos nas recomendações do Conselho Federal de Psicologia que indica a inserção dos alunos durante a sua formação em equipes multiprofissionais e interdisciplinares que possibilita diversas experiências em orientação e supervisão, com ênfase no planejamento de programas preventivos de atenção primária à saúde. Para tanto, as ações são realizadas de acordo com as demandas e necessidades dos usuários dos serviços das Unidades Básica de Saúde (UBS), apoiado nas Políticas Públicas de Saúde, bem como nas particularidades de cada região, em diálogo com a gestão dos Serviços e a instituição de Ensino Superior. É importante que o estudante consiga identificar e entender a sua função de acordo com o que propõe o Sistema Único de Saúde (SUS), em particular com a Política da Atenção Básica à Saúde, organizada de acordo com programas, objetivos e necessidades do território, para dessa forma elaborar e sustentar formas de intervir.

Ações

Atendimento psicoterápico: atendimento psicoterápico à crianças, adolescentes, adultos e idosos, sob a orientação da fenomenologia existencial. Orientação familiar: acolhimento e orientação familiar, que aconteceu individualmente e em grupo, oferecidos aos familiares das pessoas em atendimento quando sentíamos que as questões individuais incluíam membros da família. O foco desse atendimento foi o acolhimento, a escuta e o pensar sobre o sentido das questões familiares a partir da experiência cotidiana. Prática em psicologia em Instituições na Estratégia Saúde da Família: Atividade diagnóstica, de conhecimento e investigação de demandas a partir do acompanhamento do cotidiano institucional. Produção de relatório diagnóstico com vistas à apropriação das demandas institucionais e da população. Intervenções focais pensadas e executadas a partir das necessidades e com o envolvimento da equipe de cada Unidade da Saúde da Família. Todas essas atividades foram refletidas e discutidas em supervisão, com vistas à formação do aluno e à produção de material escrito (relatórios de devolutiva e relatório final de estágio).

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
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Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

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