2017
- diminuir o impacto e estranhamento do novo, do ambiente físico e social, para os alunos ingressantes; - desenvolver competências e habilidades que auxiliem o discente no enfrentamento das dificuldades, a fim de favorecer seu processo de adaptação, sua qualidade de vida e desempenho acadêmico; - ampliar e desenvolver uma rede de relacionamentos que contribua para o crescimento pessoal e profissional dos alunos; - garantir e qualificar o processo de ensino e aprendizagem por meio de atividades específicas desenvolvidas por equipe multiprofissional; Discutir com alunos ingressantes dos diferentes cursos da Uniararas estratégias e processos de autoregulação da aprendizagem, fornecendo elementos que lhes auxiliem a enfrentar as suas tarefas de aprendizagem com maior qualidade e profundidade; Apresentar orientações práticas sobre como se preparar para as aulas e fazer anotações que sirvam de apoio aos estudos; Apresentar orientações práticas sobre como administrar melhor o tempo para os estudos, evitando a procrastinação; Auxiliar na adaptação ao Ensino Superior, a refletirem sobre a forma com que estudam para identificarem o que precisa ser mudado, e a compreender como podem administrar o próprio processo de aprendizagem; Auxiliar na formação continuada dos docentes da Instituição, para que os mesmos compreendam o seu papel no processo de auto-regulação da aprendizagem dos alunos, replicando em sala de aula as orientações do NAP, e desenvolvendo estratégias didáticas que promovam a autonomia dos alunos para administrar o próprio processo de aprendizagem;
Acredita-se que as ações permitem aos alunos desenvolverem melhores hábitos de estudos, ou seja, regulem sua aprendizagem assumindo sua responsabilidade para com o seu processo de aprendizagem, tendo objetivos claros com relação a esse processo, consciência dos obstáculos que podem dificultá-lo e o que pode fazer para superá-los, exercitem o controle sobre sua forma de aprender e utilizam, intencionalmente estratégias de aprendizagem para atingir seus objetivos, sabendo qual estratégias usar em diferentes situações.
O NAP possui ações preventivas e interventivas. Em termos de ações interventivas, tem por objetivo: ofertar assistência psicológica e pedagógica perante às queixas comportamentais e de hábitos de estudos apresentadas pelos discentes da instituição visando o apoio socioeducativo. Tem-se como ações preventivas, o apoio psicopedagógico na detecção de fatores de risco educativo e operacionalização de oficinas psicoeducativas.
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