AÇÕES DE EXTENSÃO
Núcleo de Estudos em Cinesiologia e Biomecânica 2017
Ano 2017
Período 04/03/2017 a 02/12/2017
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação EVENTOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Proporcionar ao aluno a oportunidade de revisar conteúdos e conceitos essenciais para sua formação profissional, além de correlacioná-los com a prática clínica.

Ações realizadas

O núcleo de estudos foi realizado quinzenalmente, aos sábados. As estratégias foram divididas em 3 momentos: Primeiro - os alunos realizavam um estudo dirigido na biblioteca, com roteiro fornecido de músculos, origem, inserção e função. Segundo - Após responder o roteiro, o mesmo era utilizado no laboratório de anatomia para revisão das estruturas anatômicas citadas. Terceiro - Para finalizar, faziam a correlação entre utilização desses conceitos e conteúdos e a prática clínica, através de observação de atendimento à pacientes com patologias que causam alterações biomecânicas e discussão de caso dos mesmos.

Análise

Os conteúdos ministrados nas disciplinas que formam a base curricular do aluno de fisioterapia, são essenciais para uma boa formação profissional. Mediante essa importância, vê-se a necessidade de reforçar ainda mais as disciplinas básicas para a sua formação profissional e demostrar a sua aplicação na prática clínica.

Resultado

O núcleo teve duração anual, onde os temas eram relacionados a disciplina de cinesiologia. Além de revisar os conteúdos ministrados, os alunos puderam acompanhar por alguns momentos os atendimentos realizados na clínica de fisioterapia, que foram essenciais para uma melhor fixação do conteúdo. Esses resultados estão expressados pelos próprios alunos numa pesquisa de satisfação e pela análise das notas na disciplina do segundo semestre (a maioria dos alunos obtiveram uma nota maior ou igual a 7 pontos).
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

4 docentes envolvidos
  • Marcelo Basqueira
  • Cristina Aparecida Veloso Guedes
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Paula Lumy da Silva

Discentes

28 discentes envolvidos
  • Amanda Miguel Teixeira
  • Ana Carolina Mói
  • Aparecido Francisco Balbino Filho
  • Beatriz Moroni Victorino
  • Brenno Cezar Lunardelli
  • Camila Cristine Holitiz
  • Carlos Eduardo Paturi
  • Cesar Augusto Da Silva Pillão
  • Daniela Fernanda Correia Da Silva
  • Emeli Naiára De Souza
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Foto 2 da ação de extensão
Foto 3 da ação de extensão
Foto 4 da ação de extensão
Foto 5 da ação de extensão
Foto 6 da ação de extensão
Foto 7 da ação de extensão
Foto 8 da ação de extensão
Foto 9 da ação de extensão
Foto 10 da ação de extensão
Foto 11 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade