AÇÕES DE EXTENSÃO
Plantão de Lógica e Grupo de Estudos em Programação - 2017

Ano

2017

Objetivo

Possibilitar que os alunos envolvidos participem de um ambiente favorável ao diálogo e a troca de experiências na construção do conhecimento de temas ligados à programação, buscando reviver os conceitos trabalhados em sala de aula, bem como explorar novos conteúdos sobre o mesmo. Além de propiciar melhora no desempenho dos alunos nas atividades de disciplinas que envolvem abstração, criatividade, lógica e programação, este processo deve estimular a reflexão sobre a prática, pretendendo-se que a mesma torne-se um hábito incorporado pelos participantes do grupo, não só no tema alvo desta proposta, como também, em outros temas relevantes e importantes à formação dos alunos. Espera-se que esta reflexão contribua para a transformação dos alunos no processo ensino/aprendizagem, estimulando-os a buscar novos métodos de construção do conhecimento.

Análise

Durante as atividades didáticas de disciplinas de algoritmos, linguagem de programação e estrutura de dados do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, observou-se que alguns alunos buscavam alternativas para aprofundar conteúdos apresentados no curso bem como explorar conceitos que não fazem parte do conteúdo programático do curso. Assim foi proposta a ações de um Grupo de Estudos para Lógica e Programação de Computadores, no sentido de melhorar e aprofundar os conhecimentos em programação, através de reflexões e atividades práticas orientadas por um professor líder do grupo.

Ações

Tanto nas atividades de Lógica quanto de programação, todos os participantes devem discutir, identificar e dar prioridade às suas necessidades, dividindo-as em tópicos de estudo. Uma vez por semana o grupo deve reunir-se presencialmente para traçar metas, apresentar e discutir resultados de uma etapa de trabalho. Uma etapa de trabalho é composta por: a) Orientações do professor ou líder do grupo em relação ao tópico de estudo, incluindo os resultados esperados; b) Estabelecimento de metas; c) Definir atividades presenciais e não presenciais; d) Definição do período necessário de trabalho; e) Apresentação e discussão de resultados.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade