AÇÕES DE EXTENSÃO
Atividade interdisciplinar: criação de equipamento para exercícios com sucata
Ano 2017
Período 16/02/2017 a 15/06/2017
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação EVENTOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Levar o aluno a entender que o conhecimento teórico adquirido vai além da prática comumente estudada. Que é possível utilizar os conceitos aprendidos de maneira útil e prática, usando a criatividade em conjunto com o conhecimento, para sair-se de situações cotidianas.

Ações realizadas

Trata-se de uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cinesiologia I e Cinesioterapia I. Os alunos do segundo ano de fisioterapia, períodos matutino e noturno, foram divididos em grupos e orientados a entrar em contato com a coordenadora de estágio e agendar uma visita (pelo menos um aluno de cada grupo) a um dos setores de estágio (saúde pública e hospital também incluídos) para conversar com o supervisor e observar o tipo de trabalho, levantando os equipamentos mais usados para realização de cinesioterapia (terapia pelo movimento) ou ainda se ocorria a falta de algum equipamento que seria útil mas mas não existia no setor. À partir desta informação o grupo se reuniu para criar e executar um dispositivo de sucata que servisse de equipamento para aquilo que se propusesse. O uso do dispositivo foi demonstrado em sala de aula para os professores e demais alunos e possíveis convidados, sendo necessário na hora da demonstração especificar o objetivo do equipamento, que músculos/articulações são atingidos, com que tipo de exercício, contração, cadeia. Depois os equipamentos confeccionados foram doados à Clínica Escola de Fisioterapia da Uniararas.

Análise

Trata-se de uma forma de colocar em prática os conceitos teóricos estudados em Cinesiologia e em Cinesioterapia, fazendo o aluno aplicar sua criatividade e conhecimento.

Resultado

Os alunos tiveram que pesquisar e se esforçar para criar e confeccionar os equipamentos. Depois esses equipamentos foram doados e estão sendo utilizados no atendimento de pacientes na Clínica Escola de Fisioterapia da Uniararas.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

6 docentes envolvidos
  • Cristina Aparecida Veloso Guedes
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Marta Regiane Corrocher Gaino
  • Igor Esteban Umanzor Ordenes
  • Kerolen Kristine Buglio
  • Marcelo Basqueira

Discentes

102 discentes envolvidos
  • Aionã Cristiane Dias Gatto
  • Alex Wesley Leme
  • Aline Rosa
  • Amanda Miguel Teixeira
  • Amanda Orzari
  • Ana Carolina Bianchini
  • Ana Carolina Mói
  • Ana Júlia Drago
  • Ariane Dutra Martins
  • Arthur Nicolai Von Rogoschin
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Foto 2 da ação de extensão
Foto 3 da ação de extensão
Foto 4 da ação de extensão
Foto 5 da ação de extensão
Foto 6 da ação de extensão
Foto 7 da ação de extensão
Foto 8 da ação de extensão
Foto 9 da ação de extensão
Foto 10 da ação de extensão
Foto 11 da ação de extensão
Foto 12 da ação de extensão
Foto 13 da ação de extensão
Foto 14 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade