2017
Levar o aluno a entender que o conhecimento teórico adquirido vai além da prática comumente estudada. Que é possível utilizar os conceitos aprendidos de maneira útil e prática, usando a criatividade em conjunto com o conhecimento, para sair-se de situações cotidianas.
Trata-se de uma forma de colocar em prática os conceitos teóricos estudados em Cinesiologia e em Cinesioterapia, fazendo o aluno aplicar sua criatividade e conhecimento.
Trata-se de uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cinesiologia I e Cinesioterapia I. Os alunos do segundo ano de fisioterapia, períodos matutino e noturno, foram divididos em grupos e orientados a entrar em contato com a coordenadora de estágio e agendar uma visita (pelo menos um aluno de cada grupo) a um dos setores de estágio (saúde pública e hospital também incluídos) para conversar com o supervisor e observar o tipo de trabalho, levantando os equipamentos mais usados para realização de cinesioterapia (terapia pelo movimento) ou ainda se ocorria a falta de algum equipamento que seria útil mas mas não existia no setor. À partir desta informação o grupo se reuniu para criar e executar um dispositivo de sucata que servisse de equipamento para aquilo que se propusesse. O uso do dispositivo foi demonstrado em sala de aula para os professores e demais alunos e possíveis convidados, sendo necessário na hora da demonstração especificar o objetivo do equipamento, que músculos/articulações são atingidos, com que tipo de exercício, contração, cadeia. Depois os equipamentos confeccionados foram doados à Clínica Escola de Fisioterapia da Uniararas.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339