2017
: Objetivos gerais Proporcionar ao aluno da graduação em Fisioterapia um conjunto de conhecimentos teórico práticos fundamentais e atualizados de ações preventivas, promocionais, preservadoras e reabilitadoras de saúde com nível de atenção primária nas diversas áreas que possam atuar. Objetivos específicos - Desenvolver a capacidade de avaliar os diversos tipos de pacientes e/ou grupos envolvidos as subáreas do estágio. - Estimular quanto ao uso de ferramentas especificas de avaliação a fim de agregar maiores informações além da avaliação convencional. - Desenvolver a formulação do diagnóstico disfuncional fisioterapêutico, objetivo funcional e condutas adequadas. - Estimular a interpretação de exames complementares como raio x, tomografia computadorizada; eletroneuromiografia e ressonância magnética. - Desenvolver a capacidade de escolha do tratamento ideal de acordo com o objetivo proposto. - Desenvolver a capacidade planejar e conduzir uma intervenção fisioterapêutica adequada. - Estimular quanto à variabilidade de técnicas interventivas a serem utilizadas. - Orientar quanto à formulação de relatórios e atestados de atendimentos aos pacientes e equipe de saúde. - Orientar quanto à prescrição de órteses e encaminhamentos aos serviços públicos de saúde, bem como para a Clínica Escola de Fisioterapia FHO UNIARARAS quando necessário. - Estimular a discussão de casos clínicos com a equipe interdisciplinar. - Desenvolver e estimular as tomadas de decisões em equipe, além da postura profissional e ética. - Planejar e organizar campanhas e palestras de temas públicos. - Planejar o treinamento e capacitação de temas em comum aos cuidadores, familiares e equipe de saúde. - Planejar e desenvolver um programa de ginástica laboral para os funcionários. - Desenvolver uma análise ergonômica (ambiente, posto e organização de trabalho), bem como sugestões e recomendações adequadas ao posto.
O conceito saúde vem passando por uma reestruturação, principalmente no que diz respeito ao modelo de saúde adotado e a organização dos serviços prestados, passando de um modelo hospital, curativo e reabilitador, para um modelo assistencial promotor da saúde, preventivo e principalmente contando com a participação popular e a interdisciplinaridade dos diferentes profissionais de saúde a fim de oferecer uma ampla cobertura de atenção básica de saúde. E a atenção primária deve ser um objetivo recíproco da equipe atuante, pois prevê a resolutividade das necessidades de saúde que extrapolam a esfera de intervenção curativa e reabilitadora individual, com uma visão integralista. Diante deste contexto o papel da Fisioterapia na Saúde Pública, em consonância com a equipe de saúde, é de planejar e desenvolver estratégias para contemplar tanto ações reabilitadoras quanto preventivas e promocionais de saúde de nível primário, para constituir uma nova força para transformação da realidade social e epidemiológica do país.
Os alunos desenvolvem ações práticas através de campanhas e atendimentos fisioterapêuticos voltado para saúde coletiva na área de saúde do idoso, do trabalhador e em atendimentos domiciliares.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339