AÇÕES DE EXTENSÃO Debate: o papel do diretor de escola na gestão democrática e participativa na educação básica
Ano
2017
Objetivo
Promover a aproximação entre a teoria e a prática do referencial teórico estudado na disciplina de Gestão Escolar na Educação Básica frente aos problemas, impasses e desafios encontrados pelo gestor escolar (diretor de escola) no cotidiano das escolas de educação básica.
Análise
A ação se deu em razão de reconhecer que o pleno funcionamento da escola não se dá apenas pelos gestores, mas sim com a participação ativa de todos os envolvidos no processo de aprendizagem: professores, funcionários, alunos, pais de alunos, membros da comunidade, etc. Com a interação de todos, a gestão democrática visa pensar em soluções dos problemas encontrados no cotidiano escolar.considerando opiniões e ideias de todas as partes, chegando a um consenso decidido por todos tendo em vista a melhoria dos objetivos da função da escola (LÜCK, 2009).
Ações
Atualmente, a gestão escolar democrática tem sido um tema discutido por vários autores devido a diversos fatores, entre eles o fato da Constituição Federal de 1988 e, posteriormente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n. 9.394 de 1996, terem estabelecido que a gestão democrática deveria ser um dos princípios para o oferecimento da educação no Brasil.
Dessa forma, a atividade de extensão tem a intenção de fazer uma aproximação entre a teoria e a prática discutida e estudada na disciplina de Gestão Escolar na Educação Básica.
Dados gerais
Responsável: Aneridis Aparecida Monteiro
E-mail do responsável: Atualmente, a gestão escolar democrática tem sido um tema discutido por vários autores devido a diversos fatores, entre eles o fato da Constituição Federal de 1988 e, posteriormente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n. 9.394 de 1996, terem estabelecido que a gestão democrática deveria ser um dos princípios para o oferecimento da educação no Brasil.
Dessa forma, a atividade de extensão tem a intenção de fazer uma aproximação entre a teoria e a prática discutida e estudada na disciplina de Gestão Escolar na Educação Básica.