AÇÕES DE EXTENSÃO
Debate: o papel do diretor de escola na gestão democrática e participativa na educação básica

Ano

2017

Objetivo

Promover a aproximação entre a teoria e a prática do referencial teórico estudado na disciplina de Gestão Escolar na Educação Básica frente aos problemas, impasses e desafios encontrados pelo gestor escolar (diretor de escola) no cotidiano das escolas de educação básica.

Análise

A ação se deu em razão de reconhecer que o pleno funcionamento da escola não se dá apenas pelos gestores, mas sim com a participação ativa de todos os envolvidos no processo de aprendizagem: professores, funcionários, alunos, pais de alunos, membros da comunidade, etc. Com a interação de todos, a gestão democrática visa pensar em soluções dos problemas encontrados no cotidiano escolar.considerando opiniões e ideias de todas as partes, chegando a um consenso decidido por todos tendo em vista a melhoria dos objetivos da função da escola (LÜCK, 2009).

Ações

Atualmente, a gestão escolar democrática tem sido um tema discutido por vários autores devido a diversos fatores, entre eles o fato da Constituição Federal de 1988 e, posteriormente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n. 9.394 de 1996, terem estabelecido que a gestão democrática deveria ser um dos princípios para o oferecimento da educação no Brasil. Dessa forma, a atividade de extensão tem a intenção de fazer uma aproximação entre a teoria e a prática discutida e estudada na disciplina de Gestão Escolar na Educação Básica.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade