AÇÕES DE EXTENSÃO
Ergonomia proativa na Odontologia.

Ano

2016

Objetivo

Oportunizar ao aluno a capacidade de: Melhorar a qualidade de vida do trabalho do CD. Prevenir disfunção osteomuscular decorrente da postura ergonômica de trabalho do CD. Entender os mecanismos que contribuem para o desenvolvimento de DORT Promover conscientização para a proatividade na prática da adequação postural e exercícios físicos. Estimular a ergonomia proativa com foco na biomecânica aplicada as atividades e posturas de trabalho. Contribuir para a organização do trabalho do CD minimizando a exposição a fatores de riscos ergonômicos. Promover o conhecimento sobre os riscos da postura sentada prolongada e dos movimentos repetitivos. Proporcionar oportunidade aos discentes do curso de Fisioterapia para aprimorarem a prática dos instrumentos de avaliações posturais, bem como, a utilização dos recursos fisioterapêuticos para reeducação postural. Avaliar o perfil musculoesquelético dos discentes do curso de Odontologia.

Análise

Os discentes do curso de Fisioterapia e do curso de Odontologia terão a oportunidade de vivenciar a interdisciplinaridade do conhecimento de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde ocupacional, bem como o conhecimento dos riscos e agravos da postura sentada prolongada do Cirurgião Dentista (CD) no mocho, a proatividade do CD para prevenção das disfunções musculoesqueléticas decorrentes do posto de trabalho, a qualidade de vida e a necessidade de manter condições psicoemocionais adequadas nas relações interpessoais.

Ações

Este projeto foi desenvolvido todas as terças feiras no horário das 08h00min. às 13h00min., na disciplina de Endodontia, do curso de Odontologia. No mês de agosto os alunos do 2º ano do curso de Odontologia foram informados sobre o objetivo do presente projeto. Foram selecionados dois alunos do curso de Fisioterapia para desenvolver as atividades de orientações quanto a postura de trabalho dos discentes da Odontologia na prática clínica. O presente projeto neste semestre, executou uma intervenção com 22 alunos da Odontologia que aceitaram participar de um estudo sobre a utilização do mocho tipo sela SALLI®, disponibilizados pelo representante desta marca no Brasil para pesquisas na UNIARARAS. Aqueles que aceitaram assinaram um termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e receberam orientações quanto ao posicionamento adequado deste mocho, bem como a altura aceitável da cadeira de trabalho com o modelo, esses alunos participaram de um grupo experimental (GE). Além do GE, 25 alunos da Odontologia aceitaram participar de um grupo controle (GC) e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e receberam orientações quanto ao posicionamento no mocho convencional e a altura aceitável da cadeira de trabalho com o modelo. A intervenção da Fisioterapia teve como objetivo tornar a postura de trabalho, do CD, com mínimo desgaste energético na tentativa de chegar a uma postura neutra, aceitável. Assim, os alunos foram fotografados em suas posturas de trabalho e puderam observar as fotos e verificar visualmente a diferença da postura que estavam adotando com a postura modificada pela intervenção. Essa ação tem a finalidade de estimular nos alunos a percepção para uma postura neutra, bem como o desenvolvimento de uma Ergonomia proativa dos futuros Cirurgiões Dentistas. Foram realizadas também orientações aos alunos que não participaram do GE e nem do GC, quanto ao posicionamento da cadeira odontológica em relação ao modelo de

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Terça-feira
33°C
23°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade