AÇÕES DE EXTENSÃO
Prática Psicológica em Instituições: Clínica Psicanalítica

Ano

2016

Objetivo

Com relação às UBS é necessário, para propor alguma ação, conhecer as necessidades de saúde da população através dos diferentes dispositivos disponíveis e possíveis. Também conhecer e acompanhar o trabalho potente dos agentes comunitários de saúde que são da equipe os agentes que têm um contato muito próximo com a população a partir das visitas realizadas em cada moradia. Acompanhar as atividades de matriciamento e assembléia institucionais mostra-se como fundamental para a consecução das políticas públicas em cada unidade de saúde.

Análise

O projeto de recepção aos pacientes que chegam na clínica de psicologia faz parte do procedimento de acolhimento aos novos casos, adotado pela clínica-escola da Uniararas. Tal procedimento visa fornecer um modelo mais próximo possível da realidade profissional do psicólogo clínico, ainda que este venha a trabalhar em instituições de saúde e de saúde mental, já que é nas primeiras entrevistas que se desenvolve as condições necessárias para um tratamento psicoterápico eficiente e eficaz. Os atendimentos psicoterápicos são realizados pelos alunos, após a recepção aos pacientes, quando é avaliado que o caso se beneficiará de atendimento psicoterapêutico.

Ações

Recepção, diagnóstico e atendimento psicoterápico dos pacientes que chegam para a clínica de psicologia. Psicoterapia na clínica escola de Psicologia da FHO. Visitas com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Santa Gertrudes, bem como outras ações para conhecer cada território de saúde envolvido no estágio no sentido de reconhecimento de necessidades de saúde nas dimensões de promoção, prevenção e recuperação de saúde. Proposta e execução de atividades para a comunidade que frequenta esses serviços ou que poderiam se beneficiar deles. Participação em assembléia da unidade de saúde. Participação em reunião de matriciamento da unidade de saúde com a equipe de saúde mental do município que está na atenção secundária, em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Busca ativa. Desenvolvimento de projetos de convivência nas Unidades de Saúde. Participação em atividades culturais na praça pública do município realizada por estudantes que estão inseridos na atenção secundária de saúde mental do município. Acompanhamento da população ao serviço de saúde mental do município quando a necessidade é detectada. Possibilitar o encontro de idosos de um território adscrito de saúde que têm dificuldade de deambulação. Aproximação, através das visitas domiciliares da população com a unidade de saúde.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade