2010
Proporcionar aos estagiários conhecimentos teóricos a respeito do enfoque fenomenológico na psicologia e em relação à prática profissional do psicólogo. Proporcionar aos estagiários a prática psicológica nas seguintes modalidades de atenção: psicoterapia individual, casal, familiar, grupal, e possibilidade de plantão psicológico. Proporcionar aos estagiários a realização de uma atenção psicológica voltada a pessoas de diversas faixas etárias e contextos sócio-culturais. Desenvolver habilidades e capacidade de promover acolhimento e escuta ativa às vivências das pessoas atendidas. Saber realizar, quando necessário, contatos com pessoas que fazem parte da rede social da pessoa atendida (principalmente no atendimento infantil). Proporcionar ao estagiário o entendimento e o discernimento da demanda e da procura do cliente em contraponto a queixa de encaminhamento. Possibilitar o crescimento pessoal da clientela atendida e dos estagiários em ação. Elaborar relatórios e comunicações científicas que discutam publicamente o desenvolvimento dos processos realizados.
Os estágios de caráter obrigatório nos cursos de formação de psicólogos podem ser realizados internamente, dentro das dependências da agência formadora, ou externamente, em diferentes contextos: hospitais, clínicas, escolas, empresas, unidades de saúde, mediante a celebração de um termo de compromisso entre educando, parte concedente do estágio e instituição de ensino. No tocante à proposta aqui em curso, apoiamo-nos nas recomendações do Conselho Federal de Psicologia que indica a inserção dos alunos durante a sua formação em equipes multiprofissionais e interdisciplinares que possibilita diversas experiências em orientação e supervisão, com ênfase no planejamento de programas preventivos de atenção primária à saúde. Para tanto, as ações são realizadas de acordo com as demandas e necessidades dos usuários dos serviços das Unidades Básica de Saúde (UBS), apoiado nas Políticas Públicas de Saúde, bem como nas particularidades de cada região, em diálogo com a gestão dos Serviços e a instituição de Ensino Superior. É importante que o estudante consiga identificar e entender a sua função de acordo com o que propõe o Sistema Único de Saúde (SUS), em particular com a Política da Atenção Básica à Saúde, organizada de acordo com programas, objetivos e necessidades do território, para dessa forma elaborar e sustentar formas de intervir.
Atendimento psicoterápico: atendimento psicoterápico à crianças, adolescentes, adultos e idosos, sob a orientação da fenomenologia existencial. Orientação familiar: acolhimento e orientação familiar, que aconteceu individualmente e em grupo, oferecidos aos familiares das pessoas em atendimento quando sentíamos que as questões individuais incluíam membros da família. O foco desse atendimento foi o acolhimento, a escuta e o pensar sobre o sentido das questões familiares a partir da experiência cotidiana. Prática em psicologia em Instituições na Estratégia Saúde da Família: Atividade diagnóstica, de conhecimento e investigação de demandas a partir do acompanhamento do cotidiano institucional. Produção de relatório diagnóstico com vistas à apropriação das demandas institucionais e da população. Intervenções focais pensadas e executadas a partir das necessidades e com o envolvimento da equipe de cada Unidade da Saúde da Família. Todas essas atividades foram refletidas e discutidas em supervisão, com vistas à formação do aluno e à produção de material escrito (relatórios de devolutiva e relatório final de estágio).
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339