AÇÕES DE EXTENSÃO
Centro de Diagnóstico Bucal
Ano 2016
Período 01/02/2016 a 09/12/2016
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

O Centro de Diagnóstico Oral (CDO) tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias bucais na população de nosso município (Araras) e dos municípios vizinhos. Esta atividade é realizada diagnosticando e tratando as lesões bucais. Os pacientes são orientados nos cuidados para a prevenção de novas lesões, principalemte quanto as DST e exposição solar. São fornecidos manuais de auto exame bucal, com explicações sucintas e de fácil atendimento. Os pacientes são conscientizados e estimulados a realizá-las.

Ações realizadas

O Centro de Diagnóstico Oral (CDO) tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias bucais na população de nosso município (Araras) e dos municípios vizinhos. Este trabalho é realizado através de triagem em todos os pacientes atendidos na Clínica Odontológia da UNIARARAS e em pacientes que apresentam lesões bucais ou outras alterações e estão em atendimento no serviço de saúde bucal de Araras e dos municípios vizinhos. O pacinente encaminhado ao CDO é submetido a um rigoroso exame clínico que consta de uma minunciosa anamnese e completo exame físico. Quando necessário são pedidos exames complementares(laboratoriais e imaginológicos) sendo as biópsias realizadas no próprio CDO. O tratamento das lesões é realizado no CDO constando de tratamentos clínicose cirurgias de pequeno porte, quando há necessidade de procedimentos cirúrgicos maiores os pacinetes são encaminhados aos hospitais do município. Ao CDO não cabe apenas o diagnóstico e tratamento das lesões, assim os pacientes recebem orientações a respeito de prevenção das lesões de uma maneira geral e principalemte de lesões cancerizáveis ou provenientes de DST.

Análise

A população brasileira, principalmente a de baixa renda, não apresenta conhecimentos adequados para manutenção da saúde bucal. Acrescente-se a isto a má condição de higienização dos elementos dentais, as próteses reparativas realizadas nem sempre de maneira adequada e a farta exposição solar a que são submetidos. A somatória destes fatores causam diversas patologias, incluindo as cancerizáveis e o próprio câncer. O cirurgião dentista clínico geral nem sempre encontra-se preparado para suprir esta demanda específica. Assim é necessário um serviço especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões bucais.

Resultado

Através do atendimento clínico o aluno em escala de plantão realiza biopsia das variadas lesões bucais, que no ano de 2016 obtivemos os seguintes resultados :16 casos de hiperplasias fibrosas inflamatórias, 04 granulomas piogênicos, 3 mucoceles, 5 casos de carcinomam espinocelular, 01 caso de linfoma, 3 leucoplasias, 01 queilite actínica, 01 penfigo vulgar, 01 displasia fibrosa, 01 queratocisto, 01 tatuagem por amálgama, 01 nevus pigmentado, 01 tatuagem por amálgama, 01 granulos de fordyce, 01 papilomatose, 04 citologias esfoliativas,
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

4 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Florence Zumbaio Mistro
  • Sergio Kignel
  • Sofia Takeda Uemura

Discentes

74 discentes envolvidos
  • Adriana Roberta Trova Chignolli
  • Adriél Felipe Brugnerotto
  • Alessandra Barbosa Da Conceição
  • Aline Da Silva Godoy
  • Amanda Alves Rosa
  • Amanda Luzia De Freitas
  • Amanda Pereira Jacinto
  • Amanda Silva De Paula
  • Ana Carolina Barbosa Oliveira De Souza
  • Ana Letícia Mello De Carvalho
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade