AÇÕES DE EXTENSÃO
Projeto Intervenção na Escola (Ênfase em Políticas de Educação)

Ano

2016

Objetivo

ATUAÇÃO NA UNIDADE ESCOLAR  Inserir do estagiário em campo de atuação do psicólogo em contextos da educação prioritariamente formal e centros especializados.  Analisar a demanda da comunidade escolar: professores, alunos, funcionários e outros educadores.  Intervir no contexto grupal e institucional educativo.  Mapear e caracterizar o campo de atuação do psicólogo Escolar e Educacional.  Intervir em situações grupais nos contextos formal e informal.  Promover autonomia e desenvolvimento da população escolar.  Atuar sobre processos de inclusão e exclusão que envolvem contextos educativos. ATUAÇÃO A PARTIR DO CRAS  Permitir que houvesse um espaço de escuta sobre as dificuldades dos educandos, frente as questões escolares,  Oportunizar um espaço para os cuidadores, se colocarem frente as questões concretas do cotidiano,  Produzirem reflexões sobre as diversas relações que envolvem os processos escolares, e ainda frente a questões de violência Realizar uma articulação entre a comunidade e a escola

Análise

a) Compreensão do psicólogo como um profissional, também do campo da educação, com responsabilidades na criação e garantia das políticas públicas e com atuação voltada às necessidades da comunidade e ao desenvolvimento da cidadania. b) Instrumentalização do aluno para agir com uma atitude científica, uma postura ética, crítica e comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos. c) Discussão da função e papel do psicólogo enquanto agente de mudanças e sua responsabilidade social. d) Reconhecimento da influência dos aspectos econômicos e sociais dos problemas enfrentados na realidade brasileira e consequentemente os limites da ação do psicólogo diante de determinados problemas. f) Reconhecimento da importância de estabelecimento e manutenção do vínculo com os profissionais da instituição, bem como com toda a população atendida. g) Reconhecimento dos diferentes modelos teóricos que embasam a prática profissional na área, bem como de programas existentes, experiências relatadas na literatura, ferramentas e estratégias disponíveis no mercado para utilização no campo de atuação. i) Identificação das dificuldades encontradas por parte das pessoas que realizam suas atividades na instituição. j) Investigação das necessidades da instituição no que se refere a sua manutenção, rotina, dinâmica e organização. k) Análise do modo de interação entre os profissionais que atuam na instituição e quando necessário estender esta análise às pessoas que não fazem parte da instituição, mas possuem relação direta com a demanda identificada. l) Análise e intervenção nas relações que estabelecem as interações de grupo dos profissionais, assim como possíveis

Ações

Campos e práticas do psicólogo nos diversos contextos socioeducativos, análise e intervenção nas relações institucionais, comunitárias, familiares e de trabalho em diferentes níveis de prevenção diante das queixas apresentadas e identificadas.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
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Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

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