AÇÕES DE EXTENSÃO
Assistência laboratorial com crianças em idade escolar da rede pública de Araras - SP

Ano

2016

Objetivo

Realizar um levantamento sobre a frequência de parasitoses intestinais em crianças regularmente matriculadas de uma escola municipal de ensino infantil e fundamental do município de Araras / S.P. Além disso, verificou-se a associação entre as parasitoses intestinais e o nível socioeconômico, analisando os fatores de risco relacionados à incidência das parasitoses intestinais.

Análise

Em crianças, as parasitoses intestinais são mais frequentes, devido ao constante contato interpessoal com fontes de contaminação e por hábitos higiênicos muitas vezes precários.Elas são consideradas o grupo mais afetado, por frequentarem locais de aglomeração como creches, escolas e orfanatos, devido ao período de desenvolvimento imunológico e, por serem afetadas, em alguns casos, por deficiências nutricionais, que as tornam mais suscetíveis.Embora não sejam responsáveis por grande mortalidade, as parasitoses intestinais estão associadas a quadros de anemia, diarreia crônica, desnutrição e dores abdominais, entre outros, podendo causar danos ao organismo e prejudicar o desempenho de atividades físicas e intelectuais da criança.Essas complicações podem comprometer a capacidade de atenção e o rendimento escolar, dificultar o aprendizado, propiciar repetência, aumentar o número de crianças em idade inadequada para a série escolar e contribuir para a evasão escolar.Devido aos malefícios que os efeitos das parasitoses intestinais exercem sobre a saúde dos indivíduos, principalmente das crianças, é de suma importância a realização do levantamento das principais parasitoses no município, gerando informações epidemiológicas locais sobre o assunto, como também é importante a construção de estratégias de prevenção e controle das infecções parasitárias, melhorando a qualidade de vida da população.

Ações

- Palestras aos pais dos alunos sobre Enteroparasitas intestinais e prevenção. - Realização de exames parasitológicos pelos estagiários do curso de Biomedicina no Laboratório de Análises Clínicas da Uniararas sob a supervisão dos profissionais biomédicos. No total foram realizados 51 exames.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade