2016
Oportunizar ao aluno a capacidade de: Conhecer as noções básicas sobre a fisiologia e histologia da pele. Conhecer as noções básicas sobre o sistema uroginecológico na mulher e no homem. Desenvolver um domínio teórico e prático da intervenção fisioterapêutica nas disfunções dermatológicas, estéticas e uroginecológicas da mulher e do homem. Identificar as alterações dermatológicas encontradas em patologias sistêmicas. Utilizar de recursos manuais e eletroterapêuticos. Elaborar tratamentos fisioterapêuticos nas disfunções uroginecológicas da mulher e do homem entre os níveis de atuação, promoção, prevenção e reabilitação. Desenvolver estudos clínicos sobre as alterações dermatológicas e disfunções estéticas, bem como as uroginecológicas da mulher e do homem integrando os conhecimentos fisiopatológicos dos mesmos aos meios disponíveis pela fisioterapia para seu tratamento.
Espera-se que com este núcleo, além de interventivo, proporcione um vasto conhecimento de áreas afins para a formação acadêmica de profissionais comprometidos com a integralidade da saúde, além de compreender a dimensão da interdisciplinaridade no processo de intervenção, como um processo técnico e científico. Através de relatório semestral constando o número de alunos envolvidos, bem como o questionário de satisfação em relação às atividades desenvolvidas, sejam indicadores para adequações no desenvolvimento das atividades propostas.
Este projeto tem como proposta a continuidade do Núcleo de Fisioterapia em Dermatofuncional e Saúde da Mulher e do Homem, para oportunizar aos alunos do curso de Fisioterapia, o conhecimento teórico e prático nas disfunções estéticas, dermatológicas e uroginecológicas na mulher e no homem. As atividades serão desenvolvidas todas as quintas feiras no horário das 13h20min. às 17h20min., sendo um total de quatro horas semanais. O número de alunos envolvidos no projeto será de no máximo dez, sendo alunos do quinto, sétimo e do nono períodos com responsabilidade para atendimento de no máximo três pacientes. Será dada continuidade aos atendimentos dos pacientes já inseridos no segundo semestre do ano de 2015, bem como as avaliações e reavaliações executadas em parceria com o Núcleo de Biofotogrametria Computadorizada. Em continuidade também, esse projeto contempla atendimento no Núcleo de Feridas da Clínica de Enfermagem para procedimentos em eletroterapia na utilização de Laser, Corrente de alta e baixa frequência, como também em terapias integrativas na utilização da Acupuntura, Magnetoterapia e Eletromagnetoterapia. Este projeto também prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa na Graduação do curso de Fisioterapia e Pós-graduação do curso de Dermatofuncional.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339