2016
a)Compreender o psicólogo como um profissional com responsabilidades éticas, políticas e sociais. b)Reconhecer o psicólogo como importante profissional na criação e garantia das políticas públicas e com atuação voltada às necessidades da comunidade e ao desenvolvimento da cidadania, como um direito de todos. c)Instrumentalizar o estagiário para agir com uma atitude científica, uma postura ética, crítica e comprometida. d)Discutir a função e papel do psicólogo enquanto agente de mudanças e sua responsabilidade social, conhecendo a realidade da comunidade trabalhada e construir coletivamente propostas viáveis de mudança. e)Reconhecer a influência dos aspectos econômicos e sociais dos problemas enfrentados na realidade brasileira e consequentemente os limites da ação do psicólogo diante de determinados problemas. f)Identificar os diferentes modelos teóricos que embasam a prática profissional na área, bem como de programas existentes, experiências relatadas na literatura, ferramentas e estratégias disponíveis no mercado para utilização no campo de atuação. g)Analisar e intervir nas relações que estabelecem as interações de grupo dos profissionais, assim como possíveis conflitos que possam advir destas interações, compreendendo o conflito como necessário para as relações humanas e fundamental para a mudança da realidade. h)Planejar intervenção explicitando todas as etapas, os comportamentos, os recursos humanos e os materiais necessários para promover melhores condições de educação, trabalho e de relações interpessoais das pessoas envolvidas nos campos de estágios. i)Avaliar o conjunto do serviço considerando todos os segmentos e aspectos envolvidos em interação sistêmica, orgânica e funcional da instituição. j)Saber atuar na rede social de apoio. k)Reconhecer a importância de estabelecimento e manutenção do vínculo com os profissionais da instituição, bem como com toda a população atendida
Os CDI de Araras e Rio Claro solicitaram o trabalho da equipe de estagiários de Psicologia da FHO|Uniararas. O CEU deu continuidade à parceria já estabelecida em 2014. Este ano o trabalho voltou-se ao desenvolvimento de ações com mulheres e, vinculado à Descentralização do Órgão Gestor, com um grupo de idosos.
As ações têm sido feitas em 3 campos - CDI Araras, CDI Rio Claro e CEU - e estão centradas, este ano, no desenvolvimento de atividades em grupo com idosos e com mulheres. O Centro Dia do Idoso é uma proposta do governo federal de atendimento inter e multidisciplinar a esta população. O Centro de Artes e Esportes Unificados também é uma proposta federal para a realização de trabalhos na comunidade.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339