2016
Proporcionar que o estagiário conheça o campo educacional bem como a forma que se estabelecem as relações humanas nele. Planejar ações juntamente com agentes educativos afim de integrar a prática psicológica e a prática pedagógica. Intervir de acordo com as necessidades específicas de cada campo escolar. A atuação deve ocorrer de forma preventiva abrangendo os sistemas escola família e comunidade afim de fortalecer as redes de apoio da comunidade. A intervenção acontece semanalmente para que os estagiários possam acompanhar o desenvolvimento de atividades.
Demanda da própria escola que procurou a faculdade de psicologia no início do ano letivo e solicitou a intervenção de um grupo de psicologia na escola com a queixa de dificuldade em lidar com a violência, drogas dentro da escola. Dessa forma é importante a intervenção do psicólogo dentro da escola.
1. caracterização do espaço pedagógico: participação da dinâmica escolar possibilitou o conhecimento da realidade vivida dentro da escola. 2. participação nas aulas e atividades pedagógicas complementares (aulas de educação física, leitura, etc.): acompanhamento das crianças permitiu que os estagiários pudessem compartilhar de momentos diferentes do processo educativo. 3. participação em HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), desenvolvendo atividades com professores: atividade realizada semanalmente com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica com a equipe da direção da escola. 4. reunião com a coordenação da escola para avaliação, planejamento e desenvolvimento de atividades. 5. desenvolvimento de projetos no Programa Escola da Família com oficinas para crianças e adolescentes, pais e membros da comunidade: levantamento de necessidades, desenvolvimento de projetos por meio de oficinas e grupos. 6. visitas domiciliares e comunitárias: visitas nas casas de algumas crianças e acompanhamento de sua rede de apoio possibilitou que o estagiário conhecesse a forma de funcionamento dessa rede na comunidade e como utilizar dela para promover intervenções. 7. contato com crianças e adolescentes. 8. contato com professores.
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