2016
Garantir a oportunidade de alunos do quarto ano entrarem em contato com a realidade educacional e acompanharem a rotina institucional e dos diferentes agentes educativos no contexto escolar. Desenvolver oficinas educativas/informativas para alunos, com temas preestabelecidos, a partir da análise da demanda, com base no modelo educacional de atuação Rodas de Conversas e Oficina de Brincadeiras (no horário de intervalo). Oferecer oficinas informativas com crianças, adolescente, jovens e famílias, aos finais de semana, no Programa Escola da Família, conforme a demanda. Realizar visita domiciliar às famílias das crianças indicadas pela escola, a fim de possibilitar um espaço de fala e escuta às famílias dos alunos e entender melhor a queixa/preocupação apresentada pela escola no que se refere a escolarização da criança, podendo oferecer orientações sobre práticas educativas as famílias e favorecer a parceria/relação família-escola. Instrumentalizar o aluno para que este seja capaz de agir no contexto da educação com uma atitude científica, uma postura ética e crítica, pautados nos pressupostos da Psicologia Escolar Educacional.
Compreender a intervenção do psicólogo no modelo educacional de atuação no nível institucional e em grupos, para o desenvolvimento de oficinas educativas/informativas para pais, educadores, crianças e adolescentes, com temas preestabelecidos, a partir da análise da demanda, com base no modelo educacional de atuação.
Esta ação está vinculada às disciplinas de Estágio Básico I, com duração de 80 horas (40 campo e 40 supervisão) cada disciplina, que caracteriza-se por oferecer ao aluno do quarto ano do curso de Psicologia, experiências práticas que visam desenvolver determinadas habilidades necessárias a atuação do futuro profissional, em níveis de intervenção menos profunda e em consonância com o momento atual de sua formação.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339