AÇÕES DE EXTENSÃO
Ergonomia proativa na Odontologia

Ano

2015

Objetivo

Oportunizar ao aluno a capacidade de: Melhorar a qualidade de vida do trabalho do CD. Prevenir disfunção osteomuscular decorrente da postura ergonômica de trabalho do CD. Entender os mecanismos que contribuem para o desenvolvimento de DORT Promover conscientização para a proatividade na prática da adequação postural e exercícios físicos. Estimular a ergonomia proativa com foco na biomecânica aplicada as atividades e posturas de trabalho. Contribuir para a organização do trabalho do CD minimizando a exposição a fatores de riscos ergonômicos. Promover o conhecimento sobre os riscos da postura sentada prolongada e dos movimentos repetitivos. Proporcionar oportunidade aos discentes do curso de Fisioterapia para aprimorarem a prática dos instrumentos de avaliações posturais, bem como, a utilização dos recursos fisioterapêuticos para reeducação postural. Avaliar o perfil musculoesquelético dos discentes do curso de Odontologia.

Análise

Este projeto tem como proposta a Ergonomia proativa na Odontologia, para oportunizar aos alunos do curso de Fisioterapia, o conhecimento teórico e prático da função do Fisioterapeuta na conscientização da postura adequada dos alunos da Odontologia em práticas clínicas. Os discentes do curso de Fisioterapia e do curso de Odontologia terão a oportunidade de vivenciar a interdisciplinaridade do conhecimento de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde ocupacional, bem como o conhecimento dos riscos e agravos da postura sentada prolongada do Cirurgião Dentista (CD) no mocho, a proatividade do CD para prevenção das disfunções musculoesqueléticas decorrentes do posto de trabalho, a qualidade de vida e a necessidade de manter condições psicoemocionais adequadas nas relações interpessoais.

Ações

As atividades serão desenvolvidas todas as terças feiras no horário das 14h00min. às 17h00min e das 19h00min às 21h00min, sendo um total de cinco horas semanais. O número de alunos, do curso de Fisioterapia envolvidos no projeto, será de no máximo seis, sendo alunos do quinto, sétimo e do nono períodos, treinados com responsabilidade para desenvolverem atividades de orientações e avaliações com alunos do curso de Odontologia. Os alunos do terceiro período do curso de Fisioterapia estarão desenvolvendo atividades de observação nos atendimentos. Do total da carga horária disponível será disponibilizada uma hora para reunião com os alunos da Fisioterapia, tendo como objetivo o estudo das avaliações posturais realizadas para adequações nas orientações quanto à postura dos alunos na prática clínica, bem como a elaboração de palestras informativas breves (PIBs) sobre os riscos ocupacionais da postura inadequada de trabalho. Inicialmente os discentes do curso de Odontologia serão avaliados pelos discentes do curso de Fisioterapia com os instrumentos: Banco de Wells e teste do terceiro dedo ao chão para verificar a flexibilidade; testes ortopédicos e de força para musculatura paravertebral e membros superiores para detecção de comprometimento osteomusculares; avaliação postural através de fotoimagem; avaliação da postura no mocho através de videoimagem; questionários sobre dor relacionada às atividades como discente.Os discentes do curso de Odontologia serão avaliados pelos métodos RULA (Rapid Upper Limb Assessment), e Moore-Garg (Strain Índex) podem ser os mais indicados para a análise do desempenho cinético funcional do cirurgião dentista. São métodos complementares, enquanto um valia de forma enfática as angulações das articulações, o outro é mais efetivo na avaliação dos esforços musculares, velocidade de movimentos e a repetitividade envolvida.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade