2015
Conhecer os indicadores sociais para um aprofundamento crítico da ação; uma vez que as atividades educativas desenvolvidas pelo psicólogo (profissional ou em formação), quaisquer que sejam elas, devem ter por objetivo o atendimento às necessidades da comunidade e ao desenvolvimento da cidadania. Conhecer a realidade da comunidade trabalhada e construir coletivamente propostas viáveis de mudança. Discutir com a comunidade trabalhada suas condições de vida e as possíveis mudanças que podem ocorrer. Identificar, constantemente, os limites de ação e intervenção do psicólogo, respeitando a concretude da realidade Estabelecer contato e vínculo com os profissionais e população atendida, de forma ética e comprometida Compreender o conflito como necessário para as relações humanas e fundamental para a mudança da realidade
Necessidade de compreensão mais apurada da realidade das comunidades trabalhadas.
Em essência o trabalho se desenvolveu pela criação de grupos: de convivência; BPC (idosos e deficientes); Ação Jovem; mulheres vítimas de violência doméstica; de crianças e adolescentes (com atividades lúdicas, educativas e culturais); com adolescentes cumprindo medida sócio-educativa de L.A.. Foram realizados, também, acompanhamentos familiares, que consistiram em visitas domiciliares, atendimento individual e familiar e demais providências. Participação em atividades comunitárias.
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